Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Gleiciane Brandão-
dc.date.accessioned2019-11-12T17:18:59Z-
dc.date.available2019-11-12T17:18:59Z-
dc.date.issued2018-04-10-
dc.identifier.citationSOBRENOME, Nome do autor. Título da dissertação. 20XX. XXf. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 20XX. Disponível em:-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/774-
dc.description98 f.Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018.Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Raquel Reis Silva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectCabo Verdept_BR
dc.subjectIndependênciapt_BR
dc.titleNos circuitos da história: mulheres e identidades na educação em cabo verde e a produção da cartilha: a participação das mulheres na construção da história de Cabo Verdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.cduD 93/94:37-055.2(665.8)-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como foco perceber o lugar das mulheres na História de Cabo Verde e a forma como elas têm sido representadas na História ensinada no país. Cabo Verde constitui um dos países africanos com maior abertura para se trabalhar as questões de gênero, no entanto, quando se trata de levar tal conteúdo para os bancos escolares, ainda há muito a ser feito. Foi possível perceber, por meio de textos acadêmicos e pesquisa de campo, a efetiva participação das mulheres nas lutas pela independência do país, realidade que infelizmente ainda não é trabalhada na Educação Básica. Nesse sentido, através da análise dos manuais didáticos e programas das disciplinas, busca-se perceber os conteúdos trabalhados no ensino básico, no sentido de identificar qual o lugar ocupado pelas mulheres no processo de (re) escrita da história do país. Como forma de suprir algumas das lacunas identificadas, o presente trabalho apresentada uma cartilha temática, que visa resgatar a trajetória de algumas mulheres que detiveram uma importante atuação no processo de independência do país.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gleiciane-dissertação.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.