Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/640
Título: A luta pela terra em sala de aula: ensino de história no Maranhão contemporâneo e produção do paradidático "Terra Livre"
Autor(es): Sulidade, Mariana
Data do documento: 2018-04-30
Editor: UEMA
Resumo: História e Ensino de História são caminhos que nem sempre se cruzam em sala de aula. A distância estabelecida entre os conteúdos presentes no livro de história e reflexão e produção do conhecimento histórico faz parte de uma invenção antiga que estabeleceu um fosso entre ensino a pesquisa. O presente trabalho objetiva refletir sobre a temática da luta pela terra presente no ensino de História da Educação Básica durante o Maranhão Contemporâneo (décadas de 1970 e 1980) e contribuir para a reconfiguração das práticas pedagógicas do Ensino de História na Educação Básica do Maranhão a partir da elaboração do paradidático Terra Livre voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O paradidático objetiva ampliar as possibilidades de trabalho da temática sobre as lutas pela terra no Maranhão Contemporâneo em sala de aula, ressignificando assim, o saber escolar.
Palavras-chave: Educação
Paradidático
Luta pela terra
Maranhão contemporâneo
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA DA SULIDADE.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.