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dc.contributor.authorSulidade, Mariana-
dc.date.accessioned2019-06-03T23:50:24Z-
dc.date.available2019-06-03T23:50:24Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/640-
dc.description129 f.Dissertação ( Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.Orientador: Profa. Dra. Monica Piccolo Almeida Chaves.pt_BR
dc.description.abstractHistória e Ensino de História são caminhos que nem sempre se cruzam em sala de aula. A distância estabelecida entre os conteúdos presentes no livro de história e reflexão e produção do conhecimento histórico faz parte de uma invenção antiga que estabeleceu um fosso entre ensino a pesquisa. O presente trabalho objetiva refletir sobre a temática da luta pela terra presente no ensino de História da Educação Básica durante o Maranhão Contemporâneo (décadas de 1970 e 1980) e contribuir para a reconfiguração das práticas pedagógicas do Ensino de História na Educação Básica do Maranhão a partir da elaboração do paradidático Terra Livre voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O paradidático objetiva ampliar as possibilidades de trabalho da temática sobre as lutas pela terra no Maranhão Contemporâneo em sala de aula, ressignificando assim, o saber escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParadidáticopt_BR
dc.subjectLuta pela terrapt_BR
dc.subjectMaranhão contemporâneopt_BR
dc.titleA luta pela terra em sala de aula: ensino de história no Maranhão contemporâneo e produção do paradidático "Terra Livre"pt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 332.021.8:[93/94:37]-
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