Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721
Título: Literatura infanto-juvenil: releituras da obra Chapeuzinho Vermelho, linguagens e reflexões na contemporaneidade
Autor(es): Sousa, Francisco Bruno da Silva
Orientador: Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
Membro da Banca: Alves, Marrony da Silva
Membro da Banca: Duailibe, Ane Beatriz dos Santos
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta monografia busca compreender a importância da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade relacionado à vida social do público leitor, especialmente as crianças e adolescentes. Há sempre uma quantidade crescente de contos contemporâneos, escritos da releitura dos contos tradicionais. Nas releituras encontramos mudanças sociais, culturais, históricos e políticos. A literatura infanto-juvenil, conhecida como um símbolo cultural tem poder em relação à vida da criança com o mundo contemporâneo. Mostrando os valores socioculturais existentes no mundo moderno, evoluindo o conhecimento da criança e de seu conhecimento linguístico. Segundo as reflexões do conto Chapeuzinho Vermelho (1697) de Charles Perrault, e Chapeuzinho Vermelho (1812) dos Irmaõs Grimm, e Chapeuzinho Vermelho (2004) de Rubem Alves e Antecedentes de uma famosa história (2010) de Carolina Alonso, construímos possíveis reflexões sobre as mudanças e os princípios morais nas representações de gênero e da sexualidade apresentadas nos contos narrados. Este estudo mostra ideias importantes e fundamentais dos teóricos e especialistas sobre os estudos de gênero e sexualidade e da intertextualidade vista nos contos contemporâneos e clássicos em relação a sociedade atual. O intuito é de compreendemos como são representadas na literatura infantil e juvenil a vida e os costumes sociais de cada ser na sociedade contemporânea.
Resumo: This monograph seeks to understand the importance of children's and youth literature related to the social life of the reading public, especially for children and adolescents today. There is always an increasing amount of contemporary tales written from the reinterpretations of traditional tales. In the re-readings we find social, cultural, historical and political changes. Children's literature known as a cultural symbol, has power in relation to the child's life with the contemporary world. Showing the socio-cultural values existing in the modern world, evolving the child's knowledge and linguistic knowledge. According to the reflections of the tale Little Red Riding Hood (1697) by Charles Perrault, and Little Red Riding Hood (1812) by the Brothers Grimm, and Little Red Riding Hood (2004) by Rubem Alves and a famous story (2010) by Carolina Alonso, making possible reflections on the changes and moral principles, in the representations of gender and sexuality represented in the narrated tales. This study shows important and fundamental ideas on the part of theorists and experts about gender and the sexuality studies and the intertextuality seen in contemporary and classic tales in relation to current society in order to understand children’s and youth literature about life and custos of each being in contemporary society.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Reflexões na contemporaneidade
Relações de gênero
Intertextualidade
Children's literature
Reflections on Contemponeity
Gender relations
Intertextuality
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.