Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Francisco Bruno da Silva-
dc.date.accessioned2025-12-19T13:22:52Z-
dc.date.available2025-12-19-
dc.date.available2025-12-19T13:22:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisco Bruno da Silva. Literatura infanto-juvenil: releituras da obra Chapeuzinho Vermelho, linguagens e reflexões na contemporaneidade. 2020. 45 f. Monografia (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Presidente Dutra, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721-
dc.description.abstractThis monograph seeks to understand the importance of children's and youth literature related to the social life of the reading public, especially for children and adolescents today. There is always an increasing amount of contemporary tales written from the reinterpretations of traditional tales. In the re-readings we find social, cultural, historical and political changes. Children's literature known as a cultural symbol, has power in relation to the child's life with the contemporary world. Showing the socio-cultural values existing in the modern world, evolving the child's knowledge and linguistic knowledge. According to the reflections of the tale Little Red Riding Hood (1697) by Charles Perrault, and Little Red Riding Hood (1812) by the Brothers Grimm, and Little Red Riding Hood (2004) by Rubem Alves and a famous story (2010) by Carolina Alonso, making possible reflections on the changes and moral principles, in the representations of gender and sexuality represented in the narrated tales. This study shows important and fundamental ideas on the part of theorists and experts about gender and the sexuality studies and the intertextuality seen in contemporary and classic tales in relation to current society in order to understand children’s and youth literature about life and custos of each being in contemporary society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectReflexões na contemporaneidadept_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReflections on Contemponeitypt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.titleLiteratura infanto-juvenil: releituras da obra Chapeuzinho Vermelho, linguagens e reflexões na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jonh Jefferson do Nascimento-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8411-4571pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0746043628153173pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Marrony da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3340377806566839pt_BR
dc.contributor.referee2Duailibe, Ane Beatriz dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035735421075504pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia busca compreender a importância da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade relacionado à vida social do público leitor, especialmente as crianças e adolescentes. Há sempre uma quantidade crescente de contos contemporâneos, escritos da releitura dos contos tradicionais. Nas releituras encontramos mudanças sociais, culturais, históricos e políticos. A literatura infanto-juvenil, conhecida como um símbolo cultural tem poder em relação à vida da criança com o mundo contemporâneo. Mostrando os valores socioculturais existentes no mundo moderno, evoluindo o conhecimento da criança e de seu conhecimento linguístico. Segundo as reflexões do conto Chapeuzinho Vermelho (1697) de Charles Perrault, e Chapeuzinho Vermelho (1812) dos Irmaõs Grimm, e Chapeuzinho Vermelho (2004) de Rubem Alves e Antecedentes de uma famosa história (2010) de Carolina Alonso, construímos possíveis reflexões sobre as mudanças e os princípios morais nas representações de gênero e da sexualidade apresentadas nos contos narrados. Este estudo mostra ideias importantes e fundamentais dos teóricos e especialistas sobre os estudos de gênero e sexualidade e da intertextualidade vista nos contos contemporâneos e clássicos em relação a sociedade atual. O intuito é de compreendemos como são representadas na literatura infantil e juvenil a vida e os costumes sociais de cada ser na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.