Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Francisco Bruno da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-19T13:22:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-19 | - |
| dc.date.available | 2025-12-19T13:22:52Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Francisco Bruno da Silva. Literatura infanto-juvenil: releituras da obra Chapeuzinho Vermelho, linguagens e reflexões na contemporaneidade. 2020. 45 f. Monografia (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Presidente Dutra, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5721 | - |
| dc.description.abstract | This monograph seeks to understand the importance of children's and youth literature related to the social life of the reading public, especially for children and adolescents today. There is always an increasing amount of contemporary tales written from the reinterpretations of traditional tales. In the re-readings we find social, cultural, historical and political changes. Children's literature known as a cultural symbol, has power in relation to the child's life with the contemporary world. Showing the socio-cultural values existing in the modern world, evolving the child's knowledge and linguistic knowledge. According to the reflections of the tale Little Red Riding Hood (1697) by Charles Perrault, and Little Red Riding Hood (1812) by the Brothers Grimm, and Little Red Riding Hood (2004) by Rubem Alves and a famous story (2010) by Carolina Alonso, making possible reflections on the changes and moral principles, in the representations of gender and sexuality represented in the narrated tales. This study shows important and fundamental ideas on the part of theorists and experts about gender and the sexuality studies and the intertextuality seen in contemporary and classic tales in relation to current society in order to understand children’s and youth literature about life and custos of each being in contemporary society. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
| dc.subject | Reflexões na contemporaneidade | pt_BR |
| dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
| dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
| dc.subject | Children's literature | pt_BR |
| dc.subject | Reflections on Contemponeity | pt_BR |
| dc.subject | Gender relations | pt_BR |
| dc.subject | Intertextuality | pt_BR |
| dc.title | Literatura infanto-juvenil: releituras da obra Chapeuzinho Vermelho, linguagens e reflexões na contemporaneidade | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Alves, Jonh Jefferson do Nascimento | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8411-4571 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0746043628153173 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Alves, Marrony da Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3340377806566839 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Duailibe, Ane Beatriz dos Santos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5035735421075504 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia busca compreender a importância da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade relacionado à vida social do público leitor, especialmente as crianças e adolescentes. Há sempre uma quantidade crescente de contos contemporâneos, escritos da releitura dos contos tradicionais. Nas releituras encontramos mudanças sociais, culturais, históricos e políticos. A literatura infanto-juvenil, conhecida como um símbolo cultural tem poder em relação à vida da criança com o mundo contemporâneo. Mostrando os valores socioculturais existentes no mundo moderno, evoluindo o conhecimento da criança e de seu conhecimento linguístico. Segundo as reflexões do conto Chapeuzinho Vermelho (1697) de Charles Perrault, e Chapeuzinho Vermelho (1812) dos Irmaõs Grimm, e Chapeuzinho Vermelho (2004) de Rubem Alves e Antecedentes de uma famosa história (2010) de Carolina Alonso, construímos possíveis reflexões sobre as mudanças e os princípios morais nas representações de gênero e da sexualidade apresentadas nos contos narrados. Este estudo mostra ideias importantes e fundamentais dos teóricos e especialistas sobre os estudos de gênero e sexualidade e da intertextualidade vista nos contos contemporâneos e clássicos em relação a sociedade atual. O intuito é de compreendemos como são representadas na literatura infantil e juvenil a vida e os costumes sociais de cada ser na sociedade contemporânea. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Presidente Dutra | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC – FRANCISCO BRUNO DA SILVA SOUSA – LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA LIT. LING. PRT – UEMA PRESIDENTE DUTRA - 2020.pdf | PDF A | 440.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.