Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5639| Título: | O ensino de climatologia através de material lúdico: práticas docentes em geografia. |
| Título(s) alternativo(s): | Teaching climatology through playful materials: teaching practices in geography |
| Autor(es): | Costa, Márcio Roberto Teixeira |
| Orientador: | Ikefuti , Priscilla Venâncio |
| Membro da Banca: | Dias, Luiz Jorge Bezerra da Silva |
| Membro da Banca: | Souza, José Arilson Xavier de |
| Data do documento: | 2025-07-25 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | O ensino tradicional, baseado na transmissão mecânica de conteúdos e na memori- zação, ainda se faz presente em muitas salas de aula de Geografia. Esse modelo, centrado na figura do professor e com baixa interação, frequentemente gera desmoti- vação e desinteresse, dificultando a compreensão de fenômenos geográficos comple- xos, como a dinâmica climática. No contexto brasileiro, compreender a atuação das massas de ar — como as Equatoriais, Tropicais e Polares — é essencial para enten- der o comportamento do clima e sua influência direta sobre os domínios morfoclimáti- cos, que se configuram pela interação entre relevo, clima, vegetação e hidrografia. Entretanto, quando trabalhados apenas de forma teórica, esses conteúdos tendem a ser percebidos como abstratos e distantes da realidade dos alunos. Os resultados deste estudo indicam uma clara preferência dos estudantes por aulas que utilizam recursos pedagógicos lúdicos, como jogos, maquetes e dinâmicas. Essas metodolo- gias não apenas aumentam o engajamento, mas também facilitam a assimilação dos processos geográficos, promovendo uma aprendizagem mais crítica, reflexiva e sig- nificativa. Isso reforça a importância da adoção de metodologias ativas e lúdicas no ensino de Geografia, superando as limitações do ensino tradicional |
| Resumo: | Traditional teaching, based on mechanical content transmission and memorization, re- mains present in many Geography classrooms. This teacher-centered and low-inter- action model often leads to demotivation and disengagement, limiting students' ability to understand complex geographical phenomena, such as climatic dynamics. In the Brazilian context, the comprehension of air masses — including the Equatorial, Tropi- cal, and Polar systems — is essential for understanding climate behavior and its direct influence on the country’s morphoclimatic domains, which are shaped by the interac- tion between relief, climate, vegetation, and hydrography. However, when taught ex- clusively through theoretical approaches, these contents tend to be perceived as ab- stract and disconnected from students’ realities. The findings of this study indicate a clear preference among students for lessons incorporating ludic pedagogical re- sources, such as games, models, and interactive activities. These methodologies not only increase student engagement but also facilitate the assimilation of geographical processes, fostering more meaningful, critical, and reflective learning. This reinforces the importance of adopting active and playful methodologies in Geography teaching to overcome the limitations of traditional education and promote significant learning ex- periences |
| Palavras-chave: | Ensino de Geografia Massas de ar Domínios morfoclimáticos Aprendizagem lúdica Ensino tradicional |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - MÁRCIO ROBERTO TEIXEIRA COSTA - LIC GEOGRAFIA CECEN UEMA 2025..pdf | PDF A | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.