Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Márcio Roberto Teixeira-
dc.date.accessioned2025-11-26T18:41:29Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T18:41:29Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Márcio Roberto Teixeira. O ensino de climatologia através de material lúdico: práticas docentes em geografia. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5639pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5639-
dc.description.abstractTraditional teaching, based on mechanical content transmission and memorization, re- mains present in many Geography classrooms. This teacher-centered and low-inter- action model often leads to demotivation and disengagement, limiting students' ability to understand complex geographical phenomena, such as climatic dynamics. In the Brazilian context, the comprehension of air masses — including the Equatorial, Tropi- cal, and Polar systems — is essential for understanding climate behavior and its direct influence on the country’s morphoclimatic domains, which are shaped by the interac- tion between relief, climate, vegetation, and hydrography. However, when taught ex- clusively through theoretical approaches, these contents tend to be perceived as ab- stract and disconnected from students’ realities. The findings of this study indicate a clear preference among students for lessons incorporating ludic pedagogical re- sources, such as games, models, and interactive activities. These methodologies not only increase student engagement but also facilitate the assimilation of geographical processes, fostering more meaningful, critical, and reflective learning. This reinforces the importance of adopting active and playful methodologies in Geography teaching to overcome the limitations of traditional education and promote significant learning ex- periencespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMassas de arpt_BR
dc.subjectDomínios morfoclimáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino tradicionalpt_BR
dc.titleO ensino de climatologia através de material lúdico: práticas docentes em geografia.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching climatology through playful materials: teaching practices in geographypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2894515840908096pt_BR
dc.contributor.advisor1Ikefuti , Priscilla Venâncio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0332-9015pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938933637779008pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Luiz Jorge Bezerra da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9850-4167pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390743227326865pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José Arilson Xavier de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7920-7749pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698096548539496pt_BR
dc.description.resumoO ensino tradicional, baseado na transmissão mecânica de conteúdos e na memori- zação, ainda se faz presente em muitas salas de aula de Geografia. Esse modelo, centrado na figura do professor e com baixa interação, frequentemente gera desmoti- vação e desinteresse, dificultando a compreensão de fenômenos geográficos comple- xos, como a dinâmica climática. No contexto brasileiro, compreender a atuação das massas de ar — como as Equatoriais, Tropicais e Polares — é essencial para enten- der o comportamento do clima e sua influência direta sobre os domínios morfoclimáti- cos, que se configuram pela interação entre relevo, clima, vegetação e hidrografia. Entretanto, quando trabalhados apenas de forma teórica, esses conteúdos tendem a ser percebidos como abstratos e distantes da realidade dos alunos. Os resultados deste estudo indicam uma clara preferência dos estudantes por aulas que utilizam recursos pedagógicos lúdicos, como jogos, maquetes e dinâmicas. Essas metodolo- gias não apenas aumentam o engajamento, mas também facilitam a assimilação dos processos geográficos, promovendo uma aprendizagem mais crítica, reflexiva e sig- nificativa. Isso reforça a importância da adoção de metodologias ativas e lúdicas no ensino de Geografia, superando as limitações do ensino tradicionalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MÁRCIO ROBERTO TEIXEIRA COSTA - LIC GEOGRAFIA CECEN UEMA 2025..pdfPDF A1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.