Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5469| Título: | Uso de tecnologias digitais no ensino de biologia na rede pública de ensino médio em Zé Doca (MA) |
| Título(s) alternativo(s): | Use of digital technologies in teaching biology in public high schools in Zé Doca (MA) |
| Autor(es): | Lima Junior, Hélio Pereira |
| Orientador: | Santos, Alberico Alves dos |
| Membro da Banca: | Reis , Danilo Silva dos |
| Membro da Banca: | Coelho, Rogério Silva dos Santos |
| Data do documento: | 2025-06-26 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar como o uso de tecnologias digitais pode contribuir para o ensino de biologia na rede pública de ensino médio em Zé Doca, Maranhão. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, foi realizada com professores de biologia atuantes do ensino médio, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que, embora haja reconhecimento e importância das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para tornar o ensino mais dinâmico, interativo e motivador, ainda existem obstáculos a serem enfrentados, como falta de formação de continuada, infraestrutura inadequada e desigualdade no acesso a equipamentos tecnológicos necessários. O estudo também revelou que recursos como vídeos, animações, jogos e plataformas digitais entre outros, tem potencial significativo para melhorar a compreensão de conteúdos biológicos, principalmente os mais abstratos. Entretanto, a inserção eficaz dessas ferramentas na educação requer investimentos na formação dos docentes, infraestrutura e políticas públicas comprometidas com a inovação pedagógica, visando melhorar e promover uma educação mais contextualizada às necessidades do século XXI |
| Resumo: | This study aims to analyze how the use of digital technologies can contribute to the teaching of biology in the public high school system in Zé Doca, Maranhão. The research, of a qualitative, descriptive and exploratory nature, was conducted with active high school biology teachers, using a questionnaire as a data collection instrument. The results indicate that, although there is recognition and importance of digital technologies as pedagogical tools to make teaching more dynamic, interactive and motivating, there are still obstacles to be overcome, such as lack of continuing education, inadequate infrastructure and inequality in access to necessary technological equipment. The study also revealed that resources such as videos, animations, games and digital platforms, among others, have significant potential to improve the understanding of biological content, especially the most abstract ones. However, the effective insertion of these tools in education requires investments in teacher training, infrastructure and public policies committed to pedagogical innovation, aiming to improve and promote an education that is more contextualized to the needs of the 21st century. |
| Palavras-chave: | Tecnologias digitais Biologia Ensino Formação Ensino de biologia Ferramentas pedagógicas Digital technologies Teaching Biology teaching Biology Training Pedagogical tools |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - HÉLIO PEREIRA LIMA JUNIOR - CIÊCIAS BIOLÓGICAS - ZÉ DOCA UEMA 2025.pdf | PDF A | 583.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.