Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Junior, Hélio Pereira-
dc.date.accessioned2025-10-15T18:54:29Z-
dc.date.available2025-10-15-
dc.date.available2025-10-15T18:54:29Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationLIMA JUNIOR, Hélio Pereira. Uso de tecnologias digitais no ensino de biologia na rede pública de ensino médio em Zé Doca (MA). 2025. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5469pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5469-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the use of digital technologies can contribute to the teaching of biology in the public high school system in Zé Doca, Maranhão. The research, of a qualitative, descriptive and exploratory nature, was conducted with active high school biology teachers, using a questionnaire as a data collection instrument. The results indicate that, although there is recognition and importance of digital technologies as pedagogical tools to make teaching more dynamic, interactive and motivating, there are still obstacles to be overcome, such as lack of continuing education, inadequate infrastructure and inequality in access to necessary technological equipment. The study also revealed that resources such as videos, animations, games and digital platforms, among others, have significant potential to improve the understanding of biological content, especially the most abstract ones. However, the effective insertion of these tools in education requires investments in teacher training, infrastructure and public policies committed to pedagogical innovation, aiming to improve and promote an education that is more contextualized to the needs of the 21st century.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectPedagogical toolspt_BR
dc.titleUso de tecnologias digitais no ensino de biologia na rede pública de ensino médio em Zé Doca (MA)pt_BR
dc.title.alternativeUse of digital technologies in teaching biology in public high schools in Zé Doca (MA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4386789624835469pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Alberico Alves dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2839-4569pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3286251046517437pt_BR
dc.contributor.referee1Reis , Danilo Silva dos-
dc.contributor.referee2Coelho, Rogério Silva dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1077029596048011pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar como o uso de tecnologias digitais pode contribuir para o ensino de biologia na rede pública de ensino médio em Zé Doca, Maranhão. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, foi realizada com professores de biologia atuantes do ensino médio, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que, embora haja reconhecimento e importância das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para tornar o ensino mais dinâmico, interativo e motivador, ainda existem obstáculos a serem enfrentados, como falta de formação de continuada, infraestrutura inadequada e desigualdade no acesso a equipamentos tecnológicos necessários. O estudo também revelou que recursos como vídeos, animações, jogos e plataformas digitais entre outros, tem potencial significativo para melhorar a compreensão de conteúdos biológicos, principalmente os mais abstratos. Entretanto, a inserção eficaz dessas ferramentas na educação requer investimentos na formação dos docentes, infraestrutura e políticas públicas comprometidas com a inovação pedagógica, visando melhorar e promover uma educação mais contextualizada às necessidades do século XXIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HÉLIO PEREIRA LIMA JUNIOR - CIÊCIAS BIOLÓGICAS - ZÉ DOCA UEMA 2025.pdfPDF A583.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.