Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5447
Título: | Cada um com seu cada qual: a tecnologia assistiva e a aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista na sala de recursos multifuncionais de uma escola em Palmas-TO |
Título(s) alternativo(s): | Each to their own: assistive technology and the learning of students with autism spectrum disorder in the multifunctional resource room of a school in Palmas, Tocantins |
Autor(es): | Lima, Viviany Irigon Milhomens |
Orientador: | Serra, Antônio Roberto Coelho |
Membro da Banca: | Silva, João Augusto Ramos e |
Membro da Banca: | Silva Neto, Almir Souza e |
Data do documento: | 2024-10-30 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo geral dessa investigação é avaliar as contribuições das tecnologias assistivas para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré em Palmas-TO. A pesquisa tem como questão central: "Como as tecnologias assistivas contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos com TEA na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré em Palmas-TO?". A abordagem adotada é qualitativa, caracterizando-se como aplicada, com enfoque descritivo. Os procedimentos metodológicos compreendem uma revisão bibliográfica abrangente sobre Educação Inclusiva, Aprendizagem, Tecnologias Assistivas e Transtorno do Espectro Autista. A revisão sistemática será conduzida para consolidar e analisar as contribuições científicas disponíveis sobre os temas de estudo. Além disso, a pesquisa incorpora um estudo de caso na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré. A coleta de dados será realizada por meio de observações participativas e entrevistas semiestruturadas com educadores e análise documental relacionada à implementação das Tecnologias Assistivas na sala de recursos multifuncionais. Essa abordagem combinada visa proporcionar uma compreensão abrangente das contribuições das Tecnologias Assistivas no processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão educacional. Conclui-se que a professora da sala de recursos utiliza a TA em suas aulas com estudantes autistas e que elas foram capazes de trazer inúmeros benefícios como o desenvolvimento da fala em inglês do estudante autista, bem como, potencializar o estudante no conteúdo de matemática, coordenação motora fina entre outras propostas. |
Resumo: | The general objective of this investigation is to evaluate the contributions of assistive technologies to the learning process of students with autism spectrum disorder in the multifunctional resource room of the escola municipal de tempo integral almirante tamandaré in palmas-to. The research's central question is: "how do assistive technologies contribute to the learning process of students with asd in the multifunctional resource room at escola municipal de tempo integral almirante tamandaré in palmas-to?" the approach adopted is qualitative, characterized as applied, with a descriptive focus. The methodological procedures comprise a comprehensive literature review on inclusive education, learning, assistive technologies and autism spectrum disorder. The systematic review will be conducted to consolidate and analyze the scientific contributions available on the study topics. Furthermore, the research incorporates a case study at escola municipal de tempo integral almirante tamandaré. Data collection will be carried out through participatory observations and semi-structured interviews with educators and document analysis related to the implementation of assistive technologies in the multifunctional resource room. This combined approach aims to provide a comprehensive understanding of the contributions of assistive technologies in the teaching-learning process of students with asd, with the aim of contributing to the development of more effective strategies for educational inclusion. It is concluded that the resource room teacher uses at in her classes with autistic students and that they were able to bring numerous benefits such as the development of the autistic student's english speech, as well as enhancing the student in mathematics content, fine motor coordination among other proposals |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Aprendizagem Tecnologias Assistivas Transtorno do Espectro Autista Inclusive education Learning Assistive technologies Autism spectrum disorder |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - VIVIANY IRIGON MILHOMENS LIMA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE PROFEI 2024.pdf | PDF A | 920.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.