Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Viviany Irigon Milhomens-
dc.date.accessioned2025-10-08T17:51:30Z-
dc.date.available2025-10-08-
dc.date.available2025-10-08T17:51:30Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationLIMA, Viviany Irigon Milhomens. Cada um com seu cada qual: a tecnologia assistiva e a aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista na sala de recursos multifuncionais de uma escola em Palmas-TO. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão, Centro de educação, Ciências Exatas e Naturais, São Luís, MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5447pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5447-
dc.description.abstractThe general objective of this investigation is to evaluate the contributions of assistive technologies to the learning process of students with autism spectrum disorder in the multifunctional resource room of the escola municipal de tempo integral almirante tamandaré in palmas-to. The research's central question is: "how do assistive technologies contribute to the learning process of students with asd in the multifunctional resource room at escola municipal de tempo integral almirante tamandaré in palmas-to?" the approach adopted is qualitative, characterized as applied, with a descriptive focus. The methodological procedures comprise a comprehensive literature review on inclusive education, learning, assistive technologies and autism spectrum disorder. The systematic review will be conducted to consolidate and analyze the scientific contributions available on the study topics. Furthermore, the research incorporates a case study at escola municipal de tempo integral almirante tamandaré. Data collection will be carried out through participatory observations and semi-structured interviews with educators and document analysis related to the implementation of assistive technologies in the multifunctional resource room. This combined approach aims to provide a comprehensive understanding of the contributions of assistive technologies in the teaching-learning process of students with asd, with the aim of contributing to the development of more effective strategies for educational inclusion. It is concluded that the resource room teacher uses at in her classes with autistic students and that they were able to bring numerous benefits such as the development of the autistic student's english speech, as well as enhancing the student in mathematics content, fine motor coordination among other proposalspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAssistive technologiespt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.titleCada um com seu cada qual: a tecnologia assistiva e a aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista na sala de recursos multifuncionais de uma escola em Palmas-TOpt_BR
dc.title.alternativeEach to their own: assistive technology and the learning of students with autism spectrum disorder in the multifunctional resource room of a school in Palmas, Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0006-1938-7163pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4140153869319549pt_BR
dc.contributor.advisor1Serra, Antônio Roberto Coelho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8940-5682pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079011628613804pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, João Augusto Ramos e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339780116931955pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Neto, Almir Souza e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509962212019091pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral dessa investigação é avaliar as contribuições das tecnologias assistivas para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré em Palmas-TO. A pesquisa tem como questão central: "Como as tecnologias assistivas contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos com TEA na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré em Palmas-TO?". A abordagem adotada é qualitativa, caracterizando-se como aplicada, com enfoque descritivo. Os procedimentos metodológicos compreendem uma revisão bibliográfica abrangente sobre Educação Inclusiva, Aprendizagem, Tecnologias Assistivas e Transtorno do Espectro Autista. A revisão sistemática será conduzida para consolidar e analisar as contribuições científicas disponíveis sobre os temas de estudo. Além disso, a pesquisa incorpora um estudo de caso na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré. A coleta de dados será realizada por meio de observações participativas e entrevistas semiestruturadas com educadores e análise documental relacionada à implementação das Tecnologias Assistivas na sala de recursos multifuncionais. Essa abordagem combinada visa proporcionar uma compreensão abrangente das contribuições das Tecnologias Assistivas no processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão educacional. Conclui-se que a professora da sala de recursos utiliza a TA em suas aulas com estudantes autistas e que elas foram capazes de trazer inúmeros benefícios como o desenvolvimento da fala em inglês do estudante autista, bem como, potencializar o estudante no conteúdo de matemática, coordenação motora fina entre outras propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROFEIpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - VIVIANY IRIGON MILHOMENS LIMA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE PROFEI 2024.pdfPDF A920.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.