Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Clayson Rhoni Gabriel Pereira-
dc.date.accessioned2025-10-03T17:16:03Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T17:16:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFRANÇA, Clayson Rhoni Gabriel Pereira. Recortes históricos para o estudo de números complexos no ensino Médio. 2025. 69f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5426pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5426-
dc.description.abstractThis research investigates the use of the History of Mathematics as a didactic resource for teaching complex numbers, aiming to understand how this approach can favor the construction of meaningful learning in high school. It starts from the recognition that complex numbers are often perceived by students as an abstract and decontextualized content, which makes their understanding difficult and demotivates learning. The introduction of historical elements, in this scenario, emerges as a didactic strategy capable of humanizing mathematical knowledge, arousing students' curiosity, interest, and critical understanding. Through qualitative research, of the bibliographic and historicaldocumentary type, our general objective was to investigate the potentialities of using the history of Mathematics as a methodological resource in the construction of a didactic proposal for teaching complex numbers. Our main theoretical contributions were: Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), and Oliveira (2017). We found that it is possible to construct the intended pedagogical didactic proposal when we bring the history of mathematics through the life stories of mathematicians involved with the development of complex numbers, a timeline on the development of the content, problems involving the mathematics of other times, and historical artifacts through images of old bookspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectPedagogical didactic proposalpt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.titleRecortes históricos para o estudo de números complexos no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeHistorical background for the study of complex numbers in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Waléria de Jesus Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0967769086810823pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8508-2508pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira Neto, Sandra Imaculada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983605058147243pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o uso da História da Matemática como recurso para o ensino dos números complexos, buscando compreender como essa abordagem pode favorecer a construção de aprendizagens significativas no ensino médio. Parte-se do reconhecimento de que os números complexos são frequentemente percebidos pelos alunos como um conteúdo abstrato e descontextualizado, o que dificulta sua compreensão e desmotiva o aprendizado. A introdução de elementos históricos, nesse cenário, surge como uma estratégia didática capaz de humanizar o conhecimento matemático, despertando a curiosidade, o interesse e a compreensão crítica dos estudantes. Por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e histórico-documental, o nosso objetivo geral foi investigar as potencialidades do uso da história da Matemática como recurso metodológico na construção de uma proposta didática para o ensino dos números complexos. Teve-se como aportes teóricos principais: Miguel (1997), D’Ambrósio (1999) e Oliveira (2017). Constatou-se que é possível construir a proposta didática pretendida quando trazemos história da matemática por meio de histórias de vidas de matemáticos envolvidos com o desenvolvimento dos números complexos, linha do tempo sobre o desenvolvimento do conteúdo, problemas envolvendo a matemática de outros tempos e artefatos históricos por meio de imagens de livros antigospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – CLAYSON RHONI GABRIEL PEREIRA FRANÇA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.