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dc.creatorLima, Emmerson Xavier-
dc.date.accessioned2025-09-09T14:56:26Z-
dc.date.available2025-09-09-
dc.date.available2025-09-09T14:56:26Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationLIMA, Emmerson Xavier. Simulação computacional para o desempenho térmico de paredes trompe para a cidade de São Luís. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5376pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5376-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the use of Paredes Trombe in the city of São Luís to promote thermal comfort. The method used to investigate and analyze the results was the Finite Differences Method used in Heat Transfer analysis. It was necessary to collect data on air temperatures and solar radiation of four periods of the seasons of 2016: autumn equinox, winter solstice, spring equinox and summer solstice. As well as the use of information regarding the initial thickness of the Wall Trombe, taking into account the reality of the city buildings, coefficient of thermal conductivity, convection coefficient of internal and external air and internal design temperature, information obtained by queries in standards Regulatory and technical catalogs. After analyzing the graphical results, it was verified that the use of this technology for the city of São Luís would not be technically feasible from the point of view of thermal comfort, but with the increase of the Wall Trombe thickness (increase of the Thermal Inertia of the Wall Trombe) The results tend to approach a more viable thermal reality, that is, to get closer to the comfort temperaturept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParede Trombept_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectMétodo das Diferenças Finitaspt_BR
dc.subjectTrombe Wallpt_BR
dc.subjectThermal Comfortpt_BR
dc.subjectFinite Difference Methodpt_BR
dc.titleSimulação computacional para o desempenho térmico de paredes trompe para a cidade de São Luíspt_BR
dc.title.alternativeComputer simulation for the thermal performance of trompe walls for the city of São Luíspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Louryval Coelho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7241-1800pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8697027182338512pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa Filho, Lourival Matos de-
dc.contributor.referee2Martins, Paulino-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca investigar o uso de Paredes Trombe na cidade de São Luís para a promoção de conforto térmico. O método utilizado para investigar e analisar os resultados foi o Método das Diferenças Finitas usado em análise de Transferências de Calor. Foi necessário a coleta de dados referentes as temperaturas do ar e das radiações solares de quatro períodos das estações do ano de 2016: equinócio de outono, solstício de inverno, equinócio de primavera e solstício de verão. E também do uso de informações referentes a espessura inicial para a Parede Trombe, levando em consideração a realidade das edificações da cidade, coeficiente de condutividade térmica, coeficiente de convecção do ar interno e externo e temperatura interna de projeto, informações obtidas por consultas em normas regulamentadoras e catálogos técnicos. Após a análise dos resultados gráficos constatou-se que o uso dessa tecnologia para a cidade de São Luís não seria tecnicamente viável do ponto de vista do conforto térmico, porém com o aumento a espessura da Parede Trombe (aumento da Inércia Térmica da Parede Trombe) os resultados tendem a se aproximar de uma realidade térmica mais viável, ou seja, de chegar mais próximo da temperatura de confortopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
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