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Título: Análise experimental e computacional da temperatura de discos de freio ventilados e sólidos
Título(s) alternativo(s): Experimental and computational analysis of the temperature of ventilated and solid brake discs
Autor(es): Silva, Luís Felipe Macedo
Orientador: Viana, Marco Selnner Mesquita
Membro da Banca: Cutrim, Núbia Célia Bergê
Membro da Banca: Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho apresenta uma concepção a respeito da temperatura gerada pelo atrito nos discos de freio automotivo. Tendo em vista a necessidade da experimentação na melhor visualização dos fenômenos de aquecimento e resfriamento, além da distribuição de zonas de calor, atrito gerado e eficiência do conjunto de frenagem frente as mais diversas situações rotineiramente enfrentadas pelos mesmos, foram colocados à prova dois tipos de discos de freio automotivos: sólido e ventilado. Após os testes práticos realizados em um veículo, foram feitas simulações computacionais dos dois discos, afim de desenvolver, aprimorar e/ou comparar os resultados obtidos através da experimentação, em prol de um maior conhecimento dos princípios e fenômenos que circundam os componentes de frenagem de equipamentos
Resumo: This paper presents a conception about the temperature generated by the friction in the automotive brake discs. Considering the necessity of experimentation in the best visualization of the phenomena of heating and cooling, in addition to the distribution of zones of heat, generated friction and efficiency of the braking set in front of the most different situations routinely faced by them, two types of Automotive brake discs: solid and ventilated. After the practical tests carried out on a vehicle, computational simulations of the two disks were made to develop, improve and/or compare the results obtained through experimentation, to gain a better knowledge of the principles and phenomena that surround the braking components of equipment
Palavras-chave: Freios automotivos
Temperatura
Simulação computacional
Calor
Atrito
Conjunto de frenagem
Automotive brakes
Computer simulation
Friction
Temperature
Heat
Braking assembly
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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