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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Luís Felipe Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T17:47:13Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08 | - |
dc.date.available | 2025-08-06T17:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luís Felipe Macedo Silva. Análise experimental e computacional da temperatura de discos de freio ventilados e sólidos. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5274 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5274 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a conception about the temperature generated by the friction in the automotive brake discs. Considering the necessity of experimentation in the best visualization of the phenomena of heating and cooling, in addition to the distribution of zones of heat, generated friction and efficiency of the braking set in front of the most different situations routinely faced by them, two types of Automotive brake discs: solid and ventilated. After the practical tests carried out on a vehicle, computational simulations of the two disks were made to develop, improve and/or compare the results obtained through experimentation, to gain a better knowledge of the principles and phenomena that surround the braking components of equipment | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Freios automotivos | pt_BR |
dc.subject | Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Simulação computacional | pt_BR |
dc.subject | Calor | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.subject | Conjunto de frenagem | pt_BR |
dc.subject | Automotive brakes | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.subject | Friction | pt_BR |
dc.subject | Temperature | pt_BR |
dc.subject | Heat | pt_BR |
dc.subject | Braking assembly | pt_BR |
dc.title | Análise experimental e computacional da temperatura de discos de freio ventilados e sólidos | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental and computational analysis of the temperature of ventilated and solid brake discs | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7673399844554152 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Marco Selnner Mesquita | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6896194354842001 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cutrim, Núbia Célia Bergê | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5935431205026069 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9182574462892382 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma concepção a respeito da temperatura gerada pelo atrito nos discos de freio automotivo. Tendo em vista a necessidade da experimentação na melhor visualização dos fenômenos de aquecimento e resfriamento, além da distribuição de zonas de calor, atrito gerado e eficiência do conjunto de frenagem frente as mais diversas situações rotineiramente enfrentadas pelos mesmos, foram colocados à prova dois tipos de discos de freio automotivos: sólido e ventilado. Após os testes práticos realizados em um veículo, foram feitas simulações computacionais dos dois discos, afim de desenvolver, aprimorar e/ou comparar os resultados obtidos através da experimentação, em prol de um maior conhecimento dos princípios e fenômenos que circundam os componentes de frenagem de equipamentos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC- LUÍS FELIPE MACEDO SILVA- BEL. ENG.MECÂNICA- CCT UEMA 2017.pdf | PDF A | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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