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dc.creatorSilva, Luís Felipe Macedo-
dc.date.accessioned2025-08-06T17:47:13Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-06T17:47:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Luís Felipe Macedo Silva. Análise experimental e computacional da temperatura de discos de freio ventilados e sólidos. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5274pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5274-
dc.description.abstractThis paper presents a conception about the temperature generated by the friction in the automotive brake discs. Considering the necessity of experimentation in the best visualization of the phenomena of heating and cooling, in addition to the distribution of zones of heat, generated friction and efficiency of the braking set in front of the most different situations routinely faced by them, two types of Automotive brake discs: solid and ventilated. After the practical tests carried out on a vehicle, computational simulations of the two disks were made to develop, improve and/or compare the results obtained through experimentation, to gain a better knowledge of the principles and phenomena that surround the braking components of equipmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFreios automotivospt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectConjunto de frenagempt_BR
dc.subjectAutomotive brakespt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectTemperaturept_BR
dc.subjectHeatpt_BR
dc.subjectBraking assemblypt_BR
dc.titleAnálise experimental e computacional da temperatura de discos de freio ventilados e sólidospt_BR
dc.title.alternativeExperimental and computational analysis of the temperature of ventilated and solid brake discspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673399844554152pt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Marco Selnner Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896194354842001pt_BR
dc.contributor.referee1Cutrim, Núbia Célia Bergê-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5935431205026069pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182574462892382pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma concepção a respeito da temperatura gerada pelo atrito nos discos de freio automotivo. Tendo em vista a necessidade da experimentação na melhor visualização dos fenômenos de aquecimento e resfriamento, além da distribuição de zonas de calor, atrito gerado e eficiência do conjunto de frenagem frente as mais diversas situações rotineiramente enfrentadas pelos mesmos, foram colocados à prova dois tipos de discos de freio automotivos: sólido e ventilado. Após os testes práticos realizados em um veículo, foram feitas simulações computacionais dos dois discos, afim de desenvolver, aprimorar e/ou comparar os resultados obtidos através da experimentação, em prol de um maior conhecimento dos princípios e fenômenos que circundam os componentes de frenagem de equipamentospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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