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Título: Viabilidade do lubrificante SAE 20W50 para motores de combustão interna a partir de 100.000KM de uso
Título(s) alternativo(s): Viability of SAE 20W50 lubricant for internal combustion engines after 100,000 km of use
Autor(es): Gomes, Rodrigo Beckman Pereira
Orientador: Nogueira, Kaio Henrique Ferreira Nogueira de
Membro da Banca: Viana, Marco Selnner Mesquista
Membro da Banca: Ribeiro Filho, Paulo Roberto Campos Flexa
Data do documento: 2017-12-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A invenção, e a criação do automóvel foram e são na realidade uma prioridade hoje em nossas vidas. A indústria de automobilística produz automóvel para nos auxiliar no deslocamento do nosso dia a dia e é um bem de maior importância e necessidade. Com o uso do veículo e o passar do tempo, maior será sua quilometragem ocasionando uma pré-disposição a provocar mais atrito e um desgaste nas peças, devido a isso o automóvel terá que passar por diversas revisões e manutenções, sendo que uma das mais importantes dentre todas é a troca de óleo do motor. Se no momento da troca usar um óleo não específico para aquele motor isso poderá acarretar uma diminuição brusca na vida útil do motor consequemente na durabilidade do autómovel e este é um problema que na maioria das vezes acontece. Um exemplo disto acontece quando o motor atinge seus 100.000km e os profissionais que executam a troca indicam um óleo mineral (um óleo mais viscoso em relação ao usado anteriormente, por exemplo: o óleo 20W50) devido este ter um valor de mercado bem menor em relação ao óleo indicado pelo manual ecriar uma superfície mais “espessa” assim diminuindo o atrito e o desgastemas em contra partida o manual do veículo continua indicando o óleo 5W30, um óleo sintético (menos viscoso em relação ao mineral). Para o desenvolvimento do presente projeto de pesquisa foram implantadas estratégias de investigação, como: aplicação de questionários, levantamento de material bibliográfico e análises dos mesmos. O presente projeto teve como sujeitos, proprietários de automóveis, que estes responderam um questionário, gerando um banco de dados em comparação qualitativa. No questionário contem perguntas de propósito em relação à perfomance do veículo, como este está reagindo ao uso do óleo lubrificante SAE 20W50. Através disso encontramos que o óleo 20W50 se tornou viável para motor acima de 100.000km de uso, não afetando diretamente na vida-útil da bomba de óleo, tendo uma variação mínima no consumo do veículo e que a principal fabricante com maior incidência de mudança de viscosidade foi a da marca Chevrolet
Resumo: The invention, and the creation of the automobile have been and are in fact a priority today in our lives. The automobile industry produces automobile to help us in the displacement of our day to day and is a most important and necessary asset. With the use of the vehicle and the passage of time, the greater its mileage causing a pre-disposition to cause more friction and wear on the parts, because of this the car will have to undergo several revisions and maintenance, being one of the most important among them is the engine oil change. If, at the time of the change, you use an oil that is not specific to that engine, this can lead to a sudden decrease in the life of the engine, as a result of the durability of the motor vehicle, and this is a problem that most of the time happens. An example of this happens when the engine reaches its 100,000km and the professionals that perform the exchange indicate a mineral oil (a more viscous oil than previously used, for example: 20W50 oil) because this has a good market value lower than the oil indicated by the manual to create a "thicker" surface, thus reducing friction and wear and tear. The manual of the vehicle continues to indicate 5W30, a synthetic oil (less viscous to the mineral). For the development of this research project, research strategies were implemented, such as: application of questionnaires, collection of bibliographic material and analysis of the same. The present project had as subjects, car owners, who answered a questionnaire, generating a database in qualitative comparison. The questionnaire contains questions on purpose regarding the performance of the vehicle, how it is responding to the use of SAE 20W50 lubricating oil. Through this we find that the 20W50 oil became viable for engine over 100,000km of use, not directly affecting the oil pump life, having a minimum variation in the consumption of the vehicle and that the main manufacturer with higher incidence of change of viscosity was that of the Chevrolet brand
Palavras-chave: Óleo mineral
Óleo sintético
Troca de óleo
Lubrificante
Automóvel
Indústria automobilística
Mineral oil
Oil change
Automobile
Synthetic oil
Lubricant
Automobile industry
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