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dc.creatorSilva, Rhillame Valéria Lago da-
dc.date.accessioned2025-08-04T19:23:13Z-
dc.date.available2025-08-04-
dc.date.available2025-08-04T19:23:13Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationSILVA, Rhillame Valéria Lago da. Estudo do sistema propulsor elétrico de um quadricóptero. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5266pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5266-
dc.description.abstractThe aim of the current study is to define the better propulsion system electric of the quadcopters. To do that, firstly, it is necessary to understand the operation of each necessary operation of the quadcopters. The following step is to determine the characteristics of the test stand, such as the kind of movement that it would have to support a quarter of the propulsion of the aircraft using a brushless motor AX-2810Q, propellers 6x4,5”, 8x4,5” and 10x4,5” of diameter together with speed electronic controllers. Torque and thrust are important parameters to consider in studies the quadcopters. Therefore, these are the focus of this study, that together with the vibration sensor make it possible to choose the propulsion system (motor-propeller). The torque and thrust were based on lever method. Finally, it was compared the result between each propeller, verifying the diameter influence of the propellers on effectiveness the aircraft in flightpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadricópteropt_BR
dc.subjectSistema Propulsorpt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectToquept_BR
dc.subjectEmpuxopt_BR
dc.subjectQuadcopterpt_BR
dc.subjectVibrationpt_BR
dc.subjectThrustpt_BR
dc.subjectPropulsion Systempt_BR
dc.subjectTouchpt_BR
dc.titleEstudo do sistema propulsor elétrico de um quadricópteropt_BR
dc.title.alternativeStudy of the electric propulsion system of a quadcopterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3824539604217635pt_BR
dc.contributor.advisor1Guilhon, Denner Robert Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2453-3939pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8421536539472025pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Mauro Sergio Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804349408744542pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Flávio Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814942236166395pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é determinar o melhor sistema propulsor elétrico do quadricóptero. Para isso, inicialmente, buscou-se entender o funcionamento de cada componente necessário para controlar os quadricópteros. Em seguida, determina-se as características da bancada de teste, como o tipo de movimento que esta possuiria para suportar um quarto da propulsão da aeronave, utilizando um motor brushless AX-2810Q, helices de 6x4,5”, 8x4,5” e 10x4,5” de diâmetro juntamente com controladores eletrônicos de velocidade. Torque, empuxo são parâmetros importantes quando se estuda os quadricópteros. Logo, estes são o foco deste trabalho que juntamente com o sensor de vibração possibilitam a escolha adequada do Sistema propulsor (motor-hélice). A obtenção do torque e empuxo foram baseados no método da alavanca. Por fim, comparou-se os resultados de cada hélice, verificando a influência do diâmetro das hélices na eficácia da aeronave em voopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
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