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Título: Identidades estudantis: narrativas de estudantes sobre o bairro Vila Embratel
Autor(es): Miranda, Peterson Passion Birino
Data do documento: 2017-03-06
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação das identidades de estudantes de uma escola pública localizada no bairro Vila Embratel na cidade de São Luís-MA. A este bairro foi imposto um estigma de “violento”, tomado como um aspecto imanente a sua realidade, assentado em representações carregadas de estereótipos, reforçadas frequentemente na mídia, nas rodas de conversa, nas piadas, nas redes sociais, entre outros, os quais atingem em cheio seus moradores: o bairro é visto como difusor da criminalidade e seus moradores como criminosos em potencial. Diante deste cenário, nossa pesquisa volta-se para as representações construídas “de dentro”, pelos próprios estudantes/moradores, praticantes deste espaço social. Considerando as influências da dimensão histórica nestas narrativas, buscamos, inicialmente, identificar as formas de produção de sentido histórico que estruturam a consciência histórica, tendo como parâmetro as percepções dos estudantes sobre o espaço social que praticam, por meio da análise de produções textuais elaboradas pelos mesmos. Compreendendo a escola e o bairro como espaços indissociáveis e praticados diariamente pelos discentes, procuramos, em seguida, desvelar as diferentes visões e interpretações acerca do bairro manifestas em suas narrativas captadas em situação de entrevistas realizadas em grupo. As narrativas apresentaram maneiras diversas de praticar o bairro, bem como evocaram “imagens outras” que ora aceitam o rótulo de “violento”, ora negam, ora ignoram, ora criticam. Diante dos elementos empíricos observados durante a pesquisa, elaboramos um produto didático-pedagógico voltado para o ensino de história: trata-se de um material audiovisual intitulado Minha Vila Embratel, que registra o bairro a partir das narrativas de um grupo de estudantes da sobredita escola que vivenciam diariamente aquele espaço social. Por fim, descrevemos uma proposta de projeto pedagógico que gravita em torno da realidade social que envolve o bairro e a escola, sob os parâmetros expostos na pesquisa, de modo contribuir na formação da consciência histórica dos discentes, assim como na (re) configuração de suas identidades como moradores, jovens e estudantes
Palavras-chave: Ensino de História
Consciência Histórica
Identidades
Vila Embratel - Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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