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dc.creatorCarvalho, Vinicius Lima de-
dc.date.accessioned2025-07-25T17:50:14Z-
dc.date.available2025-07-25-
dc.date.available2025-07-25-
dc.date.available2025-07-25T17:50:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCARVALHO, Vinicius Lima de. Caracterização dos consequentes problemas ocasionados em sedes de válvula de escape do motor MARK 9 M20 – estudo de caso em uma retífica. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5228pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5228-
dc.description.abstractThe valves are high precision elements. They are components of internal combustion engines, subject to high thermal and mechanical stresses. They are manufactured by different processes and used from low carbon materials to superalloys with valve seat shielding. This work uses qualitative methods such as the problem solving method and its tools, cause and effect diagram, 5 whys and action plan formulation, as well as technical methods such as electrochemical analysis and reverse cause analysis, all applied in the Search for a solution of failures and cracking in exhaust valve seats of a marine tug engine. It will be seen the use of concepts that deal with issues such as internal combustion engines, diesel, and also their head elements, some types of corrosion will be signaled as possible consequences for the problem raised, and will still be shown some characteristics of materials used in the Constitution of seats and valves. The project will investigate these technical concepts. Starting with the practical phase, firstly the dismantling of the 8 heads will be done, in addition to each of these components, in order to arrive at the cause of the engine failure, after that phase the qualitative characterization stage will be given, where they will be When using the troubleshooting tools to characterize the cause of the failure, the third step will be to seek scientific support for conducting chemical tests on the cooling fluid. Finally, it will be given the reassembly of the head assembly, made its seal and tests to prove this, in addition to the expressed results of all the qualitative analyzes and physical- chemical tests, conclusions and references of the work given at the endpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectMotores Dieselpt_BR
dc.subjectSede de válvulaspt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectDiesel Enginespt_BR
dc.subjectCorrosionpt_BR
dc.subjectValve seatspt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.titleCaracterização dos consequentes problemas ocasionados em sedes de válvula de escape do motor MARK 9 M20 – estudo de caso em uma retíficapt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the consequent problems caused by exhaust valve seats of the MARK 9 M20 engine – case study in a grinding shoppt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3466269914166698pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7801103802924540pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, José Roberto Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186580867262823pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Jean Robert Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3240-5232pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802437477909745pt_BR
dc.description.resumoAs válvulas são elementos de alta precisão. São componentes de motores a combustão interna, sujeitos às altas tensões térmicas e mecânicas. De tal, são fabricadas por diferentes processos e utilizados desde materiais de baixo teor de carbono até superligas com blindagem da sede de válvulas. Este trabalho utiliza métodos qualitativos como o método de solução de problemas e suas ferramentas, diagrama de causa e efeito, 5 porquês e formulação de plano de ação como também se vale de métodos técnicos como análises eletroquímicas e análise reversa de causa, tudo isso aplicado na busca por uma solução das falhas e surgimento de trincas em sedes de válvula dos gases de escape de um motor de rebocador marítimo. Será visto a utilização de conceitos que se valiam de temas como motores de combustão interna, Diesel, e também seus elementos de cabeçote, alguns tipos de corrosões serão sinalizados como possíveis consequências para o problema levantado, e ainda será mostrado algumas características de materiais usados na constituição de sedes e válvulas. O projeto averiguará estes conceitos técnicos. Partindo para a fase prática, em primeiro lugar se fará a desmontagem dos 8 cabeçotes, além de cada componente desses, a fim de se chegar na causa da falha de trabalho do motor, após essa fase se dará a etapa de caracterização qualitativo, onde serão utilizadas as ferramentas de solução de problemas com o objetivo de caracterizar a causa da falha, o terceiro passo será buscar um respaldo científico com a realização dos testes químicos no fluido de arrefecimento. E por fim será dado a remontagem do conjunto cabeçote, feito a sua vedação e testes para comprovação desta, além dos resultados expressos de todas as análises qualitativas e testes físico-químicos, conclusões e referências do trabalho dadas ao finalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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