Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Carlos Augusto Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-07-23T18:36:56Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-23T18:36:56Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.identifier.citationMORAIS, Carlos Augusto Gonçalves . Análise da geometria e prototipação de uma tubeira cônica de foguetes experimentais a propelente sólido para estudos em laboratório. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5224pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5224-
dc.description.abstractThe present work consists in the study of the parameters necessary for the design and construction of a conical nozzle of rocket motors, to verify if the amount of thrust generated by the nozzle is close to that presented by the theory. To do this, a research is carried out with the intention of searching for the theories and hypotheses that validate the study, after this stage a simple algorithm was developed that calculates the dimensions of the nozzle. With all available dimensions the engine body components were machined in steel to perform the static test. The process of validation of the study is given in two stages: first, computational simulations are performed with the intention of verifying the validity of the hypotheses adopted and of estimating the behavior that the nozzle will present in the test condition. In the second consists of the static test where the rocket motor is put into operation, in the part of performing the static test there was the explosion of the rocket motor. The velocity and pressure fields obtained in the simulations were interpreted and discussed, and soon afterwards the two main causes of the explosion are pointed outpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTubeira cônicapt_BR
dc.subjectEmpuxopt_BR
dc.subjectTeste estáticopt_BR
dc.subjectConical nozzlept_BR
dc.subjectThrustpt_BR
dc.subjectStatic testpt_BR
dc.titleAnálise da geometria e prototipação de uma tubeira cônica de foguetes experimentais a propelente sólido para estudos em laboratóriopt_BR
dc.title.alternativeAnálise da geometria e prototipação de uma tubeira cônica de foguetes experimentais a propelente sólido para estudos em laboratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4042195788789125pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182574462892382pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa Filho, Lourival Matos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0517-3723pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933591523216501pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Flávio Nunes-
dc.description.resumopresente trabalho consiste no estudo dos parâmetros necessários para o dimensionamento e construção de uma tubeira cônica de motores-foguete, para verificar se a quantidade de empuxo gerado pela tubeira é próxima ao apresentado pela teoria. Para isso é feita uma pesquisa com a intenção de buscar as teorias e hipóteses que validam o estudo, após essa etapa foi desenvolvido um algoritmo simples que calcula as dimensões da tubeira. Com todas as dimensões disponíveis os componentes do corpo do motor foram usinados em aço para a realização do teste estático. O processo de validação do estudo é dado em duas etapas: na primeira são feitas simulações computacionais com a intenção verificar a validade das hipóteses adotadas e de estimar o comportamento que a tubeira irá apresentar em condição de teste. Na segunda consiste no teste estático onde o motor-foguete é colocado em funcionamento, na parte da realização do teste estático houve a explosão do motor do foguete. Os campos de velocidade e pressão obtidos nas simulações foram interpretados e discutidos e logo em seguida as causas da explosão são mostradaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- CARLOS AUGUSTO GONÇALVES MORAIS- BEL. ENG.MECÂNICA- CCT UEMA 2018.pdfPDF A2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.