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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Morais, Carlos Augusto Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T18:36:56Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23 | - |
dc.date.available | 2025-07-23T18:36:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Carlos Augusto Gonçalves . Análise da geometria e prototipação de uma tubeira cônica de foguetes experimentais a propelente sólido para estudos em laboratório. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5224 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5224 | - |
dc.description.abstract | The present work consists in the study of the parameters necessary for the design and construction of a conical nozzle of rocket motors, to verify if the amount of thrust generated by the nozzle is close to that presented by the theory. To do this, a research is carried out with the intention of searching for the theories and hypotheses that validate the study, after this stage a simple algorithm was developed that calculates the dimensions of the nozzle. With all available dimensions the engine body components were machined in steel to perform the static test. The process of validation of the study is given in two stages: first, computational simulations are performed with the intention of verifying the validity of the hypotheses adopted and of estimating the behavior that the nozzle will present in the test condition. In the second consists of the static test where the rocket motor is put into operation, in the part of performing the static test there was the explosion of the rocket motor. The velocity and pressure fields obtained in the simulations were interpreted and discussed, and soon afterwards the two main causes of the explosion are pointed out | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tubeira cônica | pt_BR |
dc.subject | Empuxo | pt_BR |
dc.subject | Teste estático | pt_BR |
dc.subject | Conical nozzle | pt_BR |
dc.subject | Thrust | pt_BR |
dc.subject | Static test | pt_BR |
dc.title | Análise da geometria e prototipação de uma tubeira cônica de foguetes experimentais a propelente sólido para estudos em laboratório | pt_BR |
dc.title.alternative | Análise da geometria e prototipação de uma tubeira cônica de foguetes experimentais a propelente sólido para estudos em laboratório | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4042195788789125 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9182574462892382 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa Filho, Lourival Matos de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0517-3723 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9933591523216501 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Flávio Nunes | - |
dc.description.resumo | presente trabalho consiste no estudo dos parâmetros necessários para o dimensionamento e construção de uma tubeira cônica de motores-foguete, para verificar se a quantidade de empuxo gerado pela tubeira é próxima ao apresentado pela teoria. Para isso é feita uma pesquisa com a intenção de buscar as teorias e hipóteses que validam o estudo, após essa etapa foi desenvolvido um algoritmo simples que calcula as dimensões da tubeira. Com todas as dimensões disponíveis os componentes do corpo do motor foram usinados em aço para a realização do teste estático. O processo de validação do estudo é dado em duas etapas: na primeira são feitas simulações computacionais com a intenção verificar a validade das hipóteses adotadas e de estimar o comportamento que a tubeira irá apresentar em condição de teste. Na segunda consiste no teste estático onde o motor-foguete é colocado em funcionamento, na parte da realização do teste estático houve a explosão do motor do foguete. Os campos de velocidade e pressão obtidos nas simulações foram interpretados e discutidos e logo em seguida as causas da explosão são mostradas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC- CARLOS AUGUSTO GONÇALVES MORAIS- BEL. ENG.MECÂNICA- CCT UEMA 2018.pdf | PDF A | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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