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Título: Estudo comparativo de lubrificantes líquidos e semissólidos para bancas de socaria
Título(s) alternativo(s): Comparative study of liquid and semi-solid lubricants for tamping benches
Autor(es): Schalcher, Érika Vanessa Souza
Orientador: R. Filho, Paulo R. C. Flexa
Membro da Banca: Sousa Filho, Lourival Matos de
Membro da Banca: Cunha, Adilto Pereira Andrade
Data do documento: 2017-12-01
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo tem o objetivo de comparar os dois lubrificantes utilizados na Banca de Socaria das Socadoras de modelo 09-3X, Plasser&Theurer, operadas ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Banca de Socaria é um componente instalado em uma Socadora. Essa máquina realiza uma das manutenções mais importantes na via férrea, garantindo maior segurança operacional no transporte ferroviário e diminuindo possíveis restrições que podem ocorrer devido à falta de manutenção. Essa manutenção é chamada de correção geométrica que é a compactação do lastro, levantamento, alinhamento e nivelamento da Via. A lubrificação da Banca de Socaria é realizada em algumas máquinas com óleo hidráulico Shell Tellus-100, seguindo as recomendações do fabricante, porém, na Socadora ocorreram 31 eventos ao longo de dois anos, devido às características específicas da ferrovia, particularmente neste caso, o severo grau de colmatação da via. Isto causa um elevado número de intervenções realizadas em campo, como substituições de mangueiras e conexões. Essas interferências geram prejuízos imensuráveis tanto na produtividade dos equipamentos quanto no custo de manutenção. A graxa Shell Gadus s3 v220c tem características similares e mesmo desempenho quando comparada com óleo, entretanto a graxa tem algumas propriedades que ajudam a eliminar alguns eventos. Com a utilização da graxa em algumas Socadoras observou-se que se deixou de realizar algumas intervenções em campo, mas se a lubrificação não for eficaz, os eventos podem levar a problemas graves como superaquecimento (que é a principal consequência) e travamento de partes da Banca, devido o contato metal-metal dos braços e buchas do componente. Esse problema pode ocorrer devido alguns fatores como a força de injeção da graxa inferior ao necessário, entupimento das mangueiras e/ou conexões ou ainda o intervalo entre os ciclos de lubrificação ineficiente. Ao final do estudo, a graxa é definida como o lubrificante ideal para lubrificação dos braços e cilindros da banca de socaria. Porém, uma bomba pneumática manual deve ser instalada para garantir a eficiência do sistema
Resumo: The purpose of this study is to compare the two lubricants used in the Tamping Unit of a Tamping Machine, Plasser&Theurer, model 09-3X, that is operated along Carajás Railroad. The Tamping Unit is a component installed in a Tamping Machine. This machine performs one of the most important maintenances on the railroad, guaranteeing greater operational safety in the railroad transportation and diminishing possible restrictions that can occur due to the lack of maintenance. That maintenance is called geometric correction which is the ballast compaction, lifting, alignment and leveling of the railroad. In some machines, the lubrication of the Tamping Unit is made through the use of hydraulic oil Shell Tellus-100, following the manufacturer’s recommendation. However, the Taping Machine had 31 events along 2 years, due to the specific characteristics of the railroad, particularly in that case, the severe degree of compaction in the railway as the prior influence factor of those events. This raises the necessity of interventions performed in the working field, such as the replacement of hoses and connections. These interferences generate immeasurable losses in both equipment productivity and maintenance costs. The grease Shell Gadus s3 v220c has similar characteristics and same performance when compared to oil, however it has some properties that help to eliminate some events. By using the grease in some Tamping Machines it was noted that some interventions in the working field were no more needed, but if the lubrication with the grease is not effective, the events can lead to serious problems such as overheating (which represents the main consequence) and locking of parts of the Tamping Unit due to the metal-metal contact of the arms and bushings of the component. This problem can occur due to some factors such as the injection force of the grease being used less than the necessary, clogging of the hoses and / or connections or due to the interval between the inefficient lubrication cycles. At the end of the study, the grease is defined as the ideal lubricant for lubrication of the arms and cylinders of the Taping Unit. However, a manual pneumatic pump must be installed to ensure system efficiency
Palavras-chave: Lubrificação
Manutenção
Banca de socaria.
Lubrication
Maintenance
Tamping unit
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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