Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5155
Título: | A imprensa como fonte para o ensino de história: análise do discurso dos jornais durante o Golpe de 1964 através d'O Globo e da Última Hora |
Autor(es): | Pereira, Luana dos Anjos |
Orientador: | Costa , Yuri Michael Pereira |
Membro da Banca: | Friderichs, Lidiane Elizabete |
Membro da Banca: | Coelho, Victor de Oliveira Pinto |
Data do documento: | 2024-04-24 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O golpe civil-militar de 1964 ainda é alvo de disputas de narrativas, por ser um acontecimento recente na história contemporânea do Brasil bem como por ser objeto de estudos revisionistas. Refletir sobre os fatos históricos que ocorreram naquele contexto nos faz olhar para o presente e pensar nas rupturas e continuidades que ocorreram após o golpe de 1964. Sendo assim, é relevante chamar atenção para o projeto ideológico que estava sendo construído no Brasil a partir desse fato, que rompeu naquele momento com a República democrática que vinha sendo construída. O golpe efetuado contra João Goulart foi articulado com o apoio de importantes setores da sociedade civil, empresários, grupos políticos e a imprensa. Sabe-se que outros setores da sociedade estiveram envolvidos na construção do golpe e tal fato foi crucial para a articulação civil-militar ganhar ainda mais força em 1964. Neste trabalho, o objetivo principal é construir um produto educacional que contribua com o ensino de História na análise do golpe civil-militar de 1964, investigando o contexto a partir dos jornais O Globo e Última Hora, destacando os seus posicionamentos e apresentando uma proposta de uso dos jornais como fonte para o ensino destacando a participação da sociedade civil naquela conjuntura. A metodologia que foi utilizada nessa pesquisa consiste em uso de referencial teórico e historiográfico referente ao golpe de 1964 para compreender os processos políticos e sociais que ocorreram durante 1961 a 1964, com ênfase em obras que analisam a atuação da sociedade civil. Além disso, foi feita a análise de discurso a partir de Roger Chartier (1990). Como resultado desse trabalho, foi produzido o produto educacional o livro paradidático, com o título: História e Imprensa: o golpe civil-militar de 1964 através dos jornais, para alunos do terceiro ano do ensino médio. Dessa maneira, pretende-se colaborar com valorização do ensino de História e o uso das fontes jornalísticas. |
Resumo: | The civilian military strike of 1964 still is a target of narratives contests by being a recent event in Brazil9s contemporary history and a target for revisionist studies. To reflect about the historical facts that happened during this context we have to look to the present and think about the breaks and continuities that occurred after the 19649s strike.That being, it is important to recall attention to the ideological project that was being built in Brazil from this fact, that broke in that moment with the democratic republic that was being built. The strike against João Goulart was articulated with the support of important civil sections such as businessmen, political groups and press. It is known that other sections of society were involved in the construction of the strike and that was crucial for the military to gain more strength in 1964. In this work our main goal it9s to built an educational product that contributes with the teaching of History in the analyses of civil military strike of 1964 investigating the context from the newspapers O Globo and Última Hora, highlighting their stance and to present a proposal to use these newspapers as a source for the teaching highlighting the participation of civil society in these conjectures. The methodology that will be used in this research consists in the use of theoretical and historical reference of the 19649s strike to understand the political and social process that occurred during 1961 and 1964 with emphasis in the works that analyzes the action of civil society. Furthermore a discussion analysis will be done based on Roger Chartier (1990). As a result of this work an educational product will be done, a paradidactic book with the title: História e Imprensa: o golpe civil militar de 1964 através dos jornais, for students of the final year of high school. In this way, we want to contribute with the valuation of History teaching and the use of journalistic sources. |
Palavras-chave: | Ensino de História Golpe de 1964 Jornal O Globo Jornal Última Hora Imprensa - Brasil Representações Jornais Golpe civil-militar História contemporânea - Brasil Projeto ideológico Sociedade civil Agentes do golpe Jornal - fonte de ensino Fonte jornalística Historiografia Papel da imprensa Jânio Quadros João Goulart Parlamentarismo Presidencialismo History Teaching 1964 coup The Globo Newspaper Last Minute Newspaper Press - Brazil Representations Newspapers Civil-military coup Contemporary History - Brazil Ideological project Civil society Coup agents Newspaper - source of teaching Journalistic source Historiography Role of the press Parliamentarism Presidentialism |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - LUANA DOS ANJOS PEREIRA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.