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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5151
Título: | Parodiando a ditadura empresarial-militar no Maranhão: ensino de História e práticas pedagógicas por meio da Música e da Imprensa (1964-1979) |
Autor(es): | Araújo Neto, Wilson Pinheiro |
Orientador: | Chaves, Monica Piccolo Almeida |
Membro da Banca: | Silva, Fábio Henrique Monteiro |
Membro da Banca: | Andrade , Juliana |
Membro da Banca: | Dalmás, Carine |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo dinamizar as aulas sobre a ditadura empresarial-militar no Maranhão utilizando a música como uma linguagem possível para o Ensino de História no Ensino Básico. Com base nos impressos do Jornal Pequeno, iremos apresentar o papel da imprensa na conjuntura do regime de exceção a partir de 1º de abril de 1964 até 1979, período de vigência dos atos institucionais que mudam a dinâmica de repressão durante o período ditatorial apresentando o posicionamento político do Jornal Pequeno. Ao apresentarmos uma discussão historiográfica sobre temas como golpe e atuação dos aparelhos de repressão, iremos confeccionar um produto educacional que dialogue de forma lúdica com um tema tão caro para a história brasileira e as suas especificidades no Maranhão analisando o Jornal Pequeno e utilizando a educação musical para fomentar o conhecimento histórico, sem perder o olhar atento do historiador para as questões que são fundamentais para o fazer histórico. Paródias, leitura com ritmos, utilização de novas tecnologias e uma readequação daquelas que já estão disponíveis, farão deste trabalho uma importante ferramenta para professores do Ensino Básico e servirá ainda como material didático para os alunos que anseiam aprofundar seus estudos sobre a Ditadura empresarial – militar no Maranhão através da música, sem distanciar-se dos preceitos do historiador. |
Resumo: | This research aims to streamline classes about the business-military dictatorship in Maranhão using music as a possible language for teaching History in Basic Education. Based on the printed material from Jornal Pequeno, we will present the role of the press in the context of the exceptional regime from April 1, 1964 until 1979, the period in which institutional acts that changed the dynamics of repression during the dictatorial period were in force, presenting the position politician from Jornal Pequeno. By presenting a historiographical discussion on topics such as coups and the actions of repression devices, we will create an educational product that dialogues in a playful way with a topic so dear to Brazilian history and its specificities in Maranhão, analyzing Jornal Pequeno and using musical education to transmit historical knowledge without losing the historian's attentive look at the issues that are fundamental to historical making. Parodies, reading with rhythms, use of new technologies and a readjustment of those that are already available, will make this work an important tool for Basic Education teachers and will also serve as teaching material for students who wish to deepen their studies on the corporate-military dictatorship in Maranhão through music, without distancing itself from the historian’s precepts. |
Palavras-chave: | Ditadura Empresarial-Militar Ditadura - Maranhão Ensino de História - Ensino básico Jornal pequeno Imprensa - Atos institucionais Paródias - História Leitura com ritmos - História Tecnologias - História |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
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DISSERTAÇÃO – WILSON PINHEIRO ARAÚJO NETO – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 9.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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