Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo Neto, Wilson Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-07-11T19:42:02Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-11T19:42:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO NETO, Wilson Pinheiro. Parodiando a ditadura empresarial-militar no Maranhão: ensino de História e práticas pedagógicas por meio da Música e da Imprensa (1964-1979). 2024. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5151pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5151-
dc.description.abstractThis research aims to streamline classes about the business-military dictatorship in Maranhão using music as a possible language for teaching History in Basic Education. Based on the printed material from Jornal Pequeno, we will present the role of the press in the context of the exceptional regime from April 1, 1964 until 1979, the period in which institutional acts that changed the dynamics of repression during the dictatorial period were in force, presenting the position politician from Jornal Pequeno. By presenting a historiographical discussion on topics such as coups and the actions of repression devices, we will create an educational product that dialogues in a playful way with a topic so dear to Brazilian history and its specificities in Maranhão, analyzing Jornal Pequeno and using musical education to transmit historical knowledge without losing the historian's attentive look at the issues that are fundamental to historical making. Parodies, reading with rhythms, use of new technologies and a readjustment of those that are already available, will make this work an important tool for Basic Education teachers and will also serve as teaching material for students who wish to deepen their studies on the corporate-military dictatorship in Maranhão through music, without distancing itself from the historian’s precepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDitadura Empresarial-Militarpt_BR
dc.subjectDitadura - Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de História - Ensino básicopt_BR
dc.subjectJornal pequenopt_BR
dc.subjectImprensa - Atos institucionaispt_BR
dc.subjectParódias - Históriapt_BR
dc.subjectLeitura com ritmos - Históriapt_BR
dc.subjectTecnologias - Históriapt_BR
dc.titleParodiando a ditadura empresarial-militar no Maranhão: ensino de História e práticas pedagógicas por meio da Música e da Imprensa (1964-1979)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDARAÚJO NETO, W. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Monica Piccolo Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8773-7731pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775617335462885pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1IDSILVA, F. H. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade , Juliana-
dc.contributor.referee2IDANDRADE, J.pt_BR
dc.contributor.referee3Dalmás, Carine-
dc.contributor.referee3IDDALMÁS, C.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo dinamizar as aulas sobre a ditadura empresarial-militar no Maranhão utilizando a música como uma linguagem possível para o Ensino de História no Ensino Básico. Com base nos impressos do Jornal Pequeno, iremos apresentar o papel da imprensa na conjuntura do regime de exceção a partir de 1º de abril de 1964 até 1979, período de vigência dos atos institucionais que mudam a dinâmica de repressão durante o período ditatorial apresentando o posicionamento político do Jornal Pequeno. Ao apresentarmos uma discussão historiográfica sobre temas como golpe e atuação dos aparelhos de repressão, iremos confeccionar um produto educacional que dialogue de forma lúdica com um tema tão caro para a história brasileira e as suas especificidades no Maranhão analisando o Jornal Pequeno e utilizando a educação musical para fomentar o conhecimento histórico, sem perder o olhar atento do historiador para as questões que são fundamentais para o fazer histórico. Paródias, leitura com ritmos, utilização de novas tecnologias e uma readequação daquelas que já estão disponíveis, farão deste trabalho uma importante ferramenta para professores do Ensino Básico e servirá ainda como material didático para os alunos que anseiam aprofundar seus estudos sobre a Ditadura empresarial – militar no Maranhão através da música, sem distanciar-se dos preceitos do historiador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO – WILSON PINHEIRO ARAÚJO NETO – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A9.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.