Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5136
Título: Charges, ensino de história e Guerra do Paraguai
Autor(es): Meneses, Nayla Thaynã Soares Alves de
Orientador: Galves, Marcelo Cheche
Membro da Banca: Araújo, Johny Santana de
Membro da Banca: Cirino , Raíssa Gabrielle Vieira
Data do documento: 2024-03-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta dissertação-produto aborda o ensino de História a partir da perspectiva das charges, compreendendo-as para além de um recurso visual, elencando seus conteúdos críticos e políticos. Para tanto, utiliza como pano de fundo a Guerra do Paraguai e as charges veiculadas pela Imprensa Ilustrada brasileira durante a época do conflito (1864-1870), dialogando com questões sobre o ensino de História e o debate historiográfico sobre a imprensa e o conflito. Por fim, apresenta um produto pedagógico, em forma de paradidático, como resultado de uma análise minuciosa sobre os diferentes agentes do conflito que são desprivilegiados nas narrativas sobre a Guerra do Paraguai nos livros didáticos de História do 8º ano do Ensino Fundamental, que estão sob a vigência do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020, tendo como objetivo valorizá-los enquanto seres sociais e históricos e importantes participantes do conflito.
Resumo: This dissertation-product approaches the teaching of History from the perspective of cartoons, understanding them beyond a visual resource, listing their critical and political contents. To do so, it uses as a backdrop the Paraguayan War and the cartoons published by the Brazilian Illustrated Press during the time of the conflict (1864-1870), dialoguing with questions about the teaching of History and the historiographical debate about the press and the conflict. Finally, it presents a pedagogical product, in the form of a paradidactic, as a result of a thorough analysis of the different agents of the conflict who are underprivileged in the narratives about the Paraguayan War in History textbooks for the 8th year of Elementary School, which are under the validity of the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), with the aim of valuing them as social and historical beings and important participants in the conflict
Palavras-chave: Ensino de História
Linguagens
Guerra do Paraguai
Charges
Recurso visual
Conteúdo crítico
Conteúdo político
Imprensa ilustrada brasileira
Ensino fundamental
Plano Nacional do Livro Didático
Brasil Império
Iconografia - ensino de história
Iconologia - ensino de história
Voluntários da Pátria
History Teaching
Languages
Paraguayan War
Cartoons
Visual resource
Critical content
Political content
Brazilian illustrated press
Elementary education
National Textbook Plan
Brazil Empire
Iconography - teaching history
Iconology - teaching history
Volunteers of the Fatherland
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO -NAYLA THAYNÃ SOARES ALVES DE MENESES- PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A7.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.