Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeneses, Nayla Thaynã Soares Alves de-
dc.date.accessioned2025-07-08T15:45:02Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T15:45:02Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationMENESES, Nayla Thaynã Soares Alves de. Charges, ensino de história e Guerra do Paraguai. 2024. 125f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5136pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5136-
dc.description.abstractThis dissertation-product approaches the teaching of History from the perspective of cartoons, understanding them beyond a visual resource, listing their critical and political contents. To do so, it uses as a backdrop the Paraguayan War and the cartoons published by the Brazilian Illustrated Press during the time of the conflict (1864-1870), dialoguing with questions about the teaching of History and the historiographical debate about the press and the conflict. Finally, it presents a pedagogical product, in the form of a paradidactic, as a result of a thorough analysis of the different agents of the conflict who are underprivileged in the narratives about the Paraguayan War in History textbooks for the 8th year of Elementary School, which are under the validity of the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), with the aim of valuing them as social and historical beings and important participants in the conflictpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectGuerra do Paraguaipt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subjectRecurso visualpt_BR
dc.subjectConteúdo críticopt_BR
dc.subjectConteúdo políticopt_BR
dc.subjectImprensa ilustrada brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectBrasil Impériopt_BR
dc.subjectIconografia - ensino de históriapt_BR
dc.subjectIconologia - ensino de históriapt_BR
dc.subjectVoluntários da Pátriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.subjectParaguayan Warpt_BR
dc.subjectCartoonspt_BR
dc.subjectVisual resourcept_BR
dc.subjectCritical contentpt_BR
dc.subjectPolitical contentpt_BR
dc.subjectBrazilian illustrated presspt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectNational Textbook Planpt_BR
dc.subjectBrazil Empirept_BR
dc.subjectIconography - teaching historypt_BR
dc.subjectIconology - teaching historypt_BR
dc.subjectVolunteers of the Fatherlandpt_BR
dc.titleCharges, ensino de história e Guerra do Paraguaipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9082-6193pt_BR
dc.creator.IDMENESES, N. T .S. Apt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102025440518077pt_BR
dc.contributor.advisor1Galves, Marcelo Cheche-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7344-9277pt_BR
dc.contributor.advisor1IDGALVES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6812330304018227pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Johny Santana de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3082-1785pt_BR
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182725298799980pt_BR
dc.contributor.referee2Cirino , Raíssa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee2IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação-produto aborda o ensino de História a partir da perspectiva das charges, compreendendo-as para além de um recurso visual, elencando seus conteúdos críticos e políticos. Para tanto, utiliza como pano de fundo a Guerra do Paraguai e as charges veiculadas pela Imprensa Ilustrada brasileira durante a época do conflito (1864-1870), dialogando com questões sobre o ensino de História e o debate historiográfico sobre a imprensa e o conflito. Por fim, apresenta um produto pedagógico, em forma de paradidático, como resultado de uma análise minuciosa sobre os diferentes agentes do conflito que são desprivilegiados nas narrativas sobre a Guerra do Paraguai nos livros didáticos de História do 8º ano do Ensino Fundamental, que estão sob a vigência do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020, tendo como objetivo valorizá-los enquanto seres sociais e históricos e importantes participantes do conflito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasil - Impériopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO -NAYLA THAYNÃ SOARES ALVES DE MENESES- PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A7.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.