Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5132
Título: | Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de História: estudo do uso da metodologia vídeo-processo como dispositivo de ensino e aprendizagem nas aulas de história |
Autor(es): | Pereira, Luis Claudio Santana |
Orientador: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Atualmente, o ensino de História enfrenta o desafio de se modernizar em um mundo em constante transformação, com a necessidade de empregar novas tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de história por meio da metodologia audiovisual "vídeo-processo" para a produção de vídeos educativos de curta duração por estudantes do ensino médio. A pesquisa foi conduzida no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com uma abordagem qualitativa e quantitativa, além de procedimentos de pesquisa-ação. O projeto "Conhecendo a história do Maranhão através do seu patrimônio" foi criado para verificação do potencial desta metodologia tendo como objetivo valorizar a história do Maranhão por meio de seus bens culturais, em especial o patrimônio do IEMA Rio-Anil, buscando contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como: trabalho em equipe, resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade, contribuindo para a formação de uma consciência histórica e para a valorização da história local. Como resultado, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração utilizando a metodologia do vídeoprocesso, que pode ser utilizado por professores e estudantes. As produções audiovisuais realizadas pelos estudantes demonstraram a eficácia desse recurso em promover a aprendizagem da história local, ao aproximar os estudantes de seu cotidiano, especialmente de seus bens culturais. Este estudo contribui, assim, para a expansão das práticas educacionais contemporâneas no ensino de História, incorporando inovações tecnológicas e estratégias de aprendizagem colaborativas. |
Resumo: | Currently, the teaching of History faces the challenge of modernizing in a constantly changing world, with the need to employ new educational technologies and learning methodologies. In this context, this study aimed to assess the potential of Information and Communication Technologies (ICT) in history education through the audiovisual methodology "Video-process" for the production of short educational videos by high school students. The research was conducted at the Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IEMA), using both qualitative and quantitative approaches, along with action research procedures. The project "Exploring the history of Maranhão through its heritage" was created to evaluate the potential of this methodology, aiming to valorize the history of Maranhão through its cultural assets, especially the heritage of IEMA Rio-Anil. The goal was to contribute to the development of students' skills such as teamwork, problem-solving, organization, cooperation, interest, and responsibility, fostering the formation of a historical consciousness and appreciation for local history. As a result, a methodological guide for the production of short-duration videos using the video-process methodology was generated, applicable to both teachers and students. The audiovisual productions by students demonstrated the effectiveness of this resource in promoting the learning of local history by bringing students closer to their everyday lives, especially their cultural assets. This study thus contributes to the expansion of contemporary educational practices in History teaching, incorporating technological innovations and collaborative learning strategies. |
Palavras-chave: | Ensino de História Metodologias ativas TDIC's Tecnologias da Informação Vídeo-processo Aprendizagem colaborativa Tecnologias digitais da informação e comunicação Ensino médio História do Maranhão Era digital Cultura digital História local Linguagem audiovisual Educação patrimonial Ciberespaço History Teaching Active methodologies Information Technologies Video process Collaborative learning Digital information and communication technologies High school History of Maranhao Digital culture Local history Audiovisual language Heritage education Cyberspace |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - LUIS CLAUDIO SANTANA PEREIRA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.