Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Luis Claudio Santana-
dc.date.accessioned2025-07-08T13:20:22Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T13:20:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luis Claudio Santana. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de História: estudo do uso da metodologia vídeo-processo como dispositivo de ensino e aprendizagem nas aulas de história. 2024. 117f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5132pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5132-
dc.description.abstractCurrently, the teaching of History faces the challenge of modernizing in a constantly changing world, with the need to employ new educational technologies and learning methodologies. In this context, this study aimed to assess the potential of Information and Communication Technologies (ICT) in history education through the audiovisual methodology "Video-process" for the production of short educational videos by high school students. The research was conducted at the Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IEMA), using both qualitative and quantitative approaches, along with action research procedures. The project "Exploring the history of Maranhão through its heritage" was created to evaluate the potential of this methodology, aiming to valorize the history of Maranhão through its cultural assets, especially the heritage of IEMA Rio-Anil. The goal was to contribute to the development of students' skills such as teamwork, problem-solving, organization, cooperation, interest, and responsibility, fostering the formation of a historical consciousness and appreciation for local history. As a result, a methodological guide for the production of short-duration videos using the video-process methodology was generated, applicable to both teachers and students. The audiovisual productions by students demonstrated the effectiveness of this resource in promoting the learning of local history by bringing students closer to their everyday lives, especially their cultural assets. This study thus contributes to the expansion of contemporary educational practices in History teaching, incorporating technological innovations and collaborative learning strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTDIC'spt_BR
dc.subjectTecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectVídeo-processopt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHistória do Maranhãopt_BR
dc.subjectEra digitalpt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectInformation Technologiespt_BR
dc.subjectVideo processpt_BR
dc.subjectCollaborative learningpt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectHistory of Maranhaopt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectAudiovisual languagept_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectCyberspacept_BR
dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de História: estudo do uso da metodologia vídeo-processo como dispositivo de ensino e aprendizagem nas aulas de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDSANTANA, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416913117825800pt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.advisor1IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o ensino de História enfrenta o desafio de se modernizar em um mundo em constante transformação, com a necessidade de empregar novas tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de história por meio da metodologia audiovisual "vídeo-processo" para a produção de vídeos educativos de curta duração por estudantes do ensino médio. A pesquisa foi conduzida no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com uma abordagem qualitativa e quantitativa, além de procedimentos de pesquisa-ação. O projeto "Conhecendo a história do Maranhão através do seu patrimônio" foi criado para verificação do potencial desta metodologia tendo como objetivo valorizar a história do Maranhão por meio de seus bens culturais, em especial o patrimônio do IEMA Rio-Anil, buscando contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como: trabalho em equipe, resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade, contribuindo para a formação de uma consciência histórica e para a valorização da história local. Como resultado, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração utilizando a metodologia do vídeoprocesso, que pode ser utilizado por professores e estudantes. As produções audiovisuais realizadas pelos estudantes demonstraram a eficácia desse recurso em promover a aprendizagem da história local, ao aproximar os estudantes de seu cotidiano, especialmente de seus bens culturais. Este estudo contribui, assim, para a expansão das práticas educacionais contemporâneas no ensino de História, incorporando inovações tecnológicas e estratégias de aprendizagem colaborativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - LUIS CLAUDIO SANTANA PEREIRA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.