Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5128
Título: | Um estudo sobre o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter MA: (re) pensando o ensino de história local, através da educação patrimonial |
Autor(es): | Lacerda, Maykon Albuquerque |
Orientador: | Ribeiro, Jakson dos Santos |
Membro da Banca: | Barros, Antonio Evaldo Almeida |
Membro da Banca: | Mota, Antonia da Silva |
Membro da Banca: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Data do documento: | 2024-10-30 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho sobre patrimônio arqueológico no Maranhão, visa compreender o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, localizado no município de São João do Sóter, ao (re) pensá lo a partir das intersecções possibilitadas entre a Arqueologia Pré-colonial e o ensino de História Local, sob a abordagem da Educação Patrimonial, enquanto proposta e estratégia de valoração, preservação e salvaguarda de bens patrimoniais arqueológicos. Nessa perspectiva, a problemática deste estudo sobre registros rupestres em sítios pré-coloniais, consiste em descortinar realidades distintas e possíveis experiências humanas e remotas ocorridas, onde hoje se configura como Região dos Cocais, a leste do estado. Com isso, em termos teórico metodológicos, partiu-se de uma pesquisa bibliográfico-documental e hemerográfica, de cunho qualitativo e descritivo, dada a bibliografia especializada analisada e a variabilidade de fontes mapeadas, somado às visitas técnicas de campo realizadas no sítio abordado. Nesse sentido, percebe-se a relevância singular do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, por suas gravuras rupestres (petróglifos) feitas no paredão rochoso que o compõe fisicamente. O local em questão é um marco referencial, tanto no resgate de um passado rupestre, quanto um lugar de memórias étnicas constituídas, devendo ser reconhecido oficialmente e democratizado na contemporaneidade, através de formações socioculturais, ecoturísticas e escolares fomentadas naquela região. Portanto, tem-se como proposta final deste trabalho, um guia didático voltado para professores de História das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, especialmente, para aqueles que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino de São João do Sóter/MA. |
Resumo: | This work on archaeological heritage in Maranhão aims to understand the Lajeiro do Escrivão Archaeological Site, located in the municipality of São João do Sóter, by (re)thinking it from the intersections made possible between Pre-colonial Archaeology and Local History teaching, under the Heritage Education approach, as a proposal and strategy for valuing, preserving and safeguarding archaeological heritage assets. From this perspective, the problem of this study on rock records in pre-colonial sites consists of revealing different realities and possible remote human experiences that took place in what is now known as the Cocais Region, in the east of the state. In theoretical and methodological terms, this was a qualitative and descriptive bibliographic-documentary and hemerographic study, given the specialized bibliography analyzed and the variability of the sources mapped, in addition to the technical field visits made to the site in question. In this sense, the unique relevance of the Lajeiro do Escrivão Archaeological Site can be seen in its rock engravings (petroglyphs) made on the rocky wall that physically makes it up. The site in question is a landmark, both in terms of recovering a rock art past and as a place of constituted ethnic memories, and should be officially recognized and democratized in contemporary times, through socio-cultural, ecotourism and school formations fostered in the region. Therefore, the final proposal of this work is a teaching guide aimed at History teachers of 6th grade classes, especially those who work in the Municipal Public Education Network of São João do Sóter/MA. |
Palavras-chave: | Patrimônio Arqueológico Lajeiro do Escrivão Ensino de História História Local Educação Patrimonial Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão São João do Sóter - Maranhão Arqueologia Pré-colonial Salvaguarda de bens patrimoniais Registros rupestres Região dos Cocais - Maranhão Petróglifos Formações socioculturais Formações ecoturísticas Formações escolares Arqueologia - Brasil Archaeological Heritage Clerk's Lajeiro History Teaching Local History Heritage Education Lajeiro do Escrivao Archaeological Site Pre-colonial Archaeology Safeguarding of heritage assets Rock records Cocais Region - Maranhao Petroglyphs Sociocultural formations Ecotourism training School training Archaeology - Brazil |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - MAYKON ALBUQUERQUE LACERDA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 3.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.