Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Maykon Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:15:05Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T18:15:05Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationLACERDA, Maykon Albuquerque. Um estudo sobre o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter MA: (re) pensando o ensino de história local, através da educação patrimonial. 2024. 77f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5128pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5128-
dc.description.abstractThis work on archaeological heritage in Maranhão aims to understand the Lajeiro do Escrivão Archaeological Site, located in the municipality of São João do Sóter, by (re)thinking it from the intersections made possible between Pre-colonial Archaeology and Local History teaching, under the Heritage Education approach, as a proposal and strategy for valuing, preserving and safeguarding archaeological heritage assets. From this perspective, the problem of this study on rock records in pre-colonial sites consists of revealing different realities and possible remote human experiences that took place in what is now known as the Cocais Region, in the east of the state. In theoretical and methodological terms, this was a qualitative and descriptive bibliographic-documentary and hemerographic study, given the specialized bibliography analyzed and the variability of the sources mapped, in addition to the technical field visits made to the site in question. In this sense, the unique relevance of the Lajeiro do Escrivão Archaeological Site can be seen in its rock engravings (petroglyphs) made on the rocky wall that physically makes it up. The site in question is a landmark, both in terms of recovering a rock art past and as a place of constituted ethnic memories, and should be officially recognized and democratized in contemporary times, through socio-cultural, ecotourism and school formations fostered in the region. Therefore, the final proposal of this work is a teaching guide aimed at History teachers of 6th grade classes, especially those who work in the Municipal Public Education Network of São João do Sóter/MA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio Arqueológicopt_BR
dc.subjectLajeiro do Escrivãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectSítio Arqueológico Lajeiro do Escrivãopt_BR
dc.subjectSão João do Sóter - Maranhãopt_BR
dc.subjectArqueologia Pré-colonialpt_BR
dc.subjectSalvaguarda de bens patrimoniaispt_BR
dc.subjectRegistros rupestrespt_BR
dc.subjectRegião dos Cocais - Maranhãopt_BR
dc.subjectPetróglifospt_BR
dc.subjectFormações socioculturaispt_BR
dc.subjectFormações ecoturísticaspt_BR
dc.subjectFormações escolarespt_BR
dc.subjectArqueologia - Brasilpt_BR
dc.subjectArchaeological Heritagept_BR
dc.subjectClerk's Lajeiropt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectLajeiro do Escrivao Archaeological Sitept_BR
dc.subjectPre-colonial Archaeologypt_BR
dc.subjectSafeguarding of heritage assetspt_BR
dc.subjectRock recordspt_BR
dc.subjectCocais Region - Maranhaopt_BR
dc.subjectPetroglyphspt_BR
dc.subjectSociocultural formationspt_BR
dc.subjectEcotourism trainingpt_BR
dc.subjectSchool trainingpt_BR
dc.subjectArchaeology - Brazilpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter MA: (re) pensando o ensino de história local, através da educação patrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0895-0823pt_BR
dc.creator.IDLACERDA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0842195663985561pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Jakson dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7064-2848pt_BR
dc.contributor.advisor1IDRIBEIRO, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062810657432335pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Antonio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee1IDBARROS, A. E. Apt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Antonia da Silva-
dc.contributor.referee2IDMOTA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935pt_BR
dc.contributor.referee3Cirino, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee3IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho sobre patrimônio arqueológico no Maranhão, visa compreender o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, localizado no município de São João do Sóter, ao (re) pensá lo a partir das intersecções possibilitadas entre a Arqueologia Pré-colonial e o ensino de História Local, sob a abordagem da Educação Patrimonial, enquanto proposta e estratégia de valoração, preservação e salvaguarda de bens patrimoniais arqueológicos. Nessa perspectiva, a problemática deste estudo sobre registros rupestres em sítios pré-coloniais, consiste em descortinar realidades distintas e possíveis experiências humanas e remotas ocorridas, onde hoje se configura como Região dos Cocais, a leste do estado. Com isso, em termos teórico metodológicos, partiu-se de uma pesquisa bibliográfico-documental e hemerográfica, de cunho qualitativo e descritivo, dada a bibliografia especializada analisada e a variabilidade de fontes mapeadas, somado às visitas técnicas de campo realizadas no sítio abordado. Nesse sentido, percebe-se a relevância singular do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, por suas gravuras rupestres (petróglifos) feitas no paredão rochoso que o compõe fisicamente. O local em questão é um marco referencial, tanto no resgate de um passado rupestre, quanto um lugar de memórias étnicas constituídas, devendo ser reconhecido oficialmente e democratizado na contemporaneidade, através de formações socioculturais, ecoturísticas e escolares fomentadas naquela região. Portanto, tem-se como proposta final deste trabalho, um guia didático voltado para professores de História das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, especialmente, para aqueles que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino de São João do Sóter/MA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - MAYKON ALBUQUERQUE LACERDA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.