Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5105
Título: | Otimização de um aerofólio utilizando o método Parsec de parametrizção |
Título(s) alternativo(s): | Optimization of an airfoil using the Parsec parameterization method |
Autor(es): | Graça, Luiz Otávio Cordeiro Fontenelle |
Orientador: | Sousa filho, Lourival Matos de |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho descreve uma forma de otimização de um perfil aerodinâmico da série NACA de 4 dígitos, possivelmente selecionado para uso no projeto de um VANT de asa fixa. O processo consiste basicamente na parametrização da geometria do aerofólio pelo método Parsec e em rotinas de otimização utilizando os softwares MATLAB e X-Foil, sendo este último muito conceituado no ramo da aviação, por ser amplamente utilizado para simulações na indústria aeronáutica. Com esse processo buscou- se minimizar o menor coeficiente de arrasto gerado pelo perfil original, a fim de obter um aerofólio de desempenho mais favorável às condições de vôo propostas, com coeficientes a ângulos de ataque característicos do regime de cruzeiro que indiquem menor resistência ao movimento da aeronave, pois trata-se da melhoria do desempenho de um aerofólio de grande autonomia. O objetivo foi alcançado para uma pequena faixa do intervalo de ângulos de ataque tomado como referência, próxima ao vôo nivelado |
Resumo: | This work describes an optimization process of a NACA 4-digit airfoil, that could be selected to be used in a fixed-wing UAV project. This process consists basically of the parameterization of the airfoil's geometry through Parsec method, and optimization codes using the softwares MATLAB and X-Foil. The latter one is highly rated in the aviation sector and widely used in aircraft industry. With this process, the goal was to minimize the original profile’s lowest drag coefficient in order to obtain a more favorable performance for the flight conditions proposed, with aerodynamic coefficients at angles of attack in cruising flight that provides lower resistance to the aircraft movement, because the purpose is to optimize a long endurance airfoil. The goal was achieved for a small range in the angles of attack interval taken as reference, next to the level flight |
Palavras-chave: | Aerofólio Otimização Parametrização VANT Aviação Airfoil Optimization Parameterization UAV Aviation |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LUIZ OTÁVIO CORDEIRO FONTENELLE GRAÇA- BEL.EM ENG.MECÂNICA -CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 893.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.