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dc.creatorGraça, Luiz Otávio Cordeiro Fontenelle-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:51:30Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T12:51:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGRAÇA, Luiz Otávio Cordeiro Fontenelle. Otimização de um aerofólio utilizando o método Parsec de parametrizção. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5105pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5105-
dc.description.abstractThis work describes an optimization process of a NACA 4-digit airfoil, that could be selected to be used in a fixed-wing UAV project. This process consists basically of the parameterization of the airfoil's geometry through Parsec method, and optimization codes using the softwares MATLAB and X-Foil. The latter one is highly rated in the aviation sector and widely used in aircraft industry. With this process, the goal was to minimize the original profile’s lowest drag coefficient in order to obtain a more favorable performance for the flight conditions proposed, with aerodynamic coefficients at angles of attack in cruising flight that provides lower resistance to the aircraft movement, because the purpose is to optimize a long endurance airfoil. The goal was achieved for a small range in the angles of attack interval taken as reference, next to the level flightpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerofóliopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectParametrizaçãopt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectAirfoilpt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectParameterizationpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectAviationpt_BR
dc.titleOtimização de um aerofólio utilizando o método Parsec de parametrizçãopt_BR
dc.title.alternativeOptimization of an airfoil using the Parsec parameterization methodpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa filho, Lourival Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933591523216501pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Dalmo Ignácio Galdez-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1141843215844297pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve uma forma de otimização de um perfil aerodinâmico da série NACA de 4 dígitos, possivelmente selecionado para uso no projeto de um VANT de asa fixa. O processo consiste basicamente na parametrização da geometria do aerofólio pelo método Parsec e em rotinas de otimização utilizando os softwares MATLAB e X-Foil, sendo este último muito conceituado no ramo da aviação, por ser amplamente utilizado para simulações na indústria aeronáutica. Com esse processo buscou- se minimizar o menor coeficiente de arrasto gerado pelo perfil original, a fim de obter um aerofólio de desempenho mais favorável às condições de vôo propostas, com coeficientes a ângulos de ataque característicos do regime de cruzeiro que indiquem menor resistência ao movimento da aeronave, pois trata-se da melhoria do desempenho de um aerofólio de grande autonomia. O objetivo foi alcançado para uma pequena faixa do intervalo de ângulos de ataque tomado como referência, próxima ao vôo niveladopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
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