Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5018
Título: | Educação escolar quilombola: uma discussão analítica sobre a implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola |
Título(s) alternativo(s): | Quilombola school education: an analytical discussion on the implementation of national curriculum guidelines for quilombola school education |
Autor(es): | Mendes, Ivanilson Rodrigues |
Orientador: | Santos, Cinthia Andréa Teixeira dos |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa é desenvolvido com o intuído de analisar a importância da implementação das diretrizes curriculares nacionais da educação escolar quilombola para as comunidades tradicionais. É levado em consideração uma intensificação na ligação entre quilombos e a educação escolar a partir da lei 10.639/03, a qual trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e se aprofundou com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Esta lei se tornou um marco para que houvesse a implementação oficial de uma educação voltada a quilombolas. Assim, o presente estudo apresenta o percurso para a construção das diretrizes. Para a realização do trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com literatura especializada na temática em questão. |
Resumo: | This research work is developed with the intuition of analyzing the importance of implementing the national curriculum guidelines for quilombola school education for traditional communities. An intensification in the connection between quilombos and school education is taken into account from Law 10.639 / 03, which deals with the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and deepened with the implementation of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education. This law became a milestone for the official implementation of education aimed at quilombolas. Thus, the present study presents the path for the construction of guidelines. To carry out the work, a bibliographic search with literature specialized in the subject in question was used. |
Palavras-chave: | Quilombo Educação Diretrizes Curriculares Diversidade Reconhecimento de quilombo Lei 10.639/03 Education Curricular Guidelines Diversit Recognition of quilombo Law 10.639/03. |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - IVANILSON RODRIGUES MENDES - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2020.pdf | PDF-A | 258.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.