Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Ivanilson Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-06-14T13:48:47Z-
dc.date.available2025-06-14-
dc.date.available2025-06-14T13:48:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMENDES, Ivanilson Rodrigues. Educação escolar quilombola: uma discussão analítica sobre a implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola. 2020. 40f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5018-
dc.description.abstractThis research work is developed with the intuition of analyzing the importance of implementing the national curriculum guidelines for quilombola school education for traditional communities. An intensification in the connection between quilombos and school education is taken into account from Law 10.639 / 03, which deals with the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and deepened with the implementation of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education. This law became a milestone for the official implementation of education aimed at quilombolas. Thus, the present study presents the path for the construction of guidelines. To carry out the work, a bibliographic search with literature specialized in the subject in question was used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiretrizes Curricularespt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectReconhecimento de quilombopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCurricular Guidelinespt_BR
dc.subjectDiversitpt_BR
dc.subjectRecognition of quilombopt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03.pt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola: uma discussão analítica sobre a implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombolapt_BR
dc.title.alternativeQuilombola school education: an analytical discussion on the implementation of national curriculum guidelines for quilombola school educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMENDES, I. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cinthia Andréa Teixeira dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, C. A. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4511679636157892pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa é desenvolvido com o intuído de analisar a importância da implementação das diretrizes curriculares nacionais da educação escolar quilombola para as comunidades tradicionais. É levado em consideração uma intensificação na ligação entre quilombos e a educação escolar a partir da lei 10.639/03, a qual trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e se aprofundou com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Esta lei se tornou um marco para que houvesse a implementação oficial de uma educação voltada a quilombolas. Assim, o presente estudo apresenta o percurso para a construção das diretrizes. Para a realização do trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com literatura especializada na temática em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqFundamentos da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.