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Título: O uso de jogos no ensino de história acerca da criança escravizada no Maranhão Colonial
Autor(es): Magalhães, Ana Caroline da Silva
Orientador: Ribeiro, Jakson dos Santos
Membro da Banca: Meireles, Marinelma Costa
Membro da Banca: Cirino, Raissa Gabrielle Vieira
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo aborda a presença da criança negra escravizada no Maranhão Colonial, em especial, nas regiões de São Luís e Ribeira do Itapecuru, entre 1801 a 1818, mencionando as particularidades existentes dentro do processo de escravização. Nesse sentido, problematizamos a figura da criança escravizada, por meio da bibliografia consultada e dos dados levantados no banco de dados organizado pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA) e Arquivo Tribunal de Justiça do Maranhão (ATJMA). Desse modo, desenvolvemos um paradidático com jogos educativos, privilegiando a compreensão acerca da realidade da criança escravizada em terras maranhenses. Assim, o paradidático foi elaborado com o objetivo de incluir a temática desse estudo na Educação Básica (7º ano). Demonstrando como os jogos educativos podem ser eficientes na transmissão do conhecimento no Ensino de História. Portanto, mediante a essas reflexões acreditamos que não apenas o conhecimento se torne mais acessível, mas que, além disso, possa promover uma aprendizagem crítica sobre as injustiças históricas que acometeram as crianças negras durante a vigência da escravização no Maranhão.
Resumo: The present study addresses the presence of enslaved black children in Colonial Maranhão, especially in the regions of São Luís and Ribeira do Itapecuru, between 1801 and 1818, mentioning the particularities existing within the process of enslavement. In this sense, we problematize the figure of the enslaved child, through the bibliography consulted and the data collected in the database organized by the team of researchers from the Center for Studies, Research and Extension on Africa and the Global South (NEAFRICA) and the Court of Justice Archive of Maranhão (ATJMA). In this way, we developed a paradidactic with educational games, privileging the understanding of the reality of the enslaved child in Maranhão lands. Thus, the paradidactic was elaborated with the objective of including the theme of this study in Basic Education (7th grade). Demonstrating how educational games can be efficient in the transmitting of knowledge in the Teaching of History. Therefore, through these reflections, we believe that not only does knowledge become more accessible, but that, in addition, it can promote critical learning about the historical injustices that affected black children during the period of enslavement in Maranhão.
Palavras-chave: Ensino de História
História do Maranhão
Criança escravizada
Jogos educativos
Maranhão - Colonial
Educação básica
Escravização - Maranhão Colonial
São Luís
Ribeira do Itapecuru
Grão- Pará e Maranhão
Sistema escravista - Maranhão Colonial
Mundo do trabalho
Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA)
Jogo - ferramenta - ensino de história
Espaço escolar
Material didático
History Teaching
History of Maranhao
Enslaved child
Educational games
Maranhao - Colonial
Basic education
Slavery - Colonial Maranhao
Saint Louis
Itapecuru River
Grain- Para and Maranhao
Slave system - Colonial Maranhao
World of work
Center for Studies, Research and Extension on Africa and the Global South (NEAFRICA)
Game - tool - history teaching
School space
Teaching material
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

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