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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4962
Título: | "Tambor de crioula" como uma ferramenta pedagógica para a valorização da cultura imaterial da região de Axixá-MA: saberes, memórias e identidade |
Autor(es): | Honorato, Luciana Maria de Lima |
Orientador: | Silva, Fabio Henrique Monteiro |
Membro da Banca: | Camêlo, Julia Constança Pereira |
Membro da Banca: | Zierer, Adriana Maria de Souza |
Data do documento: | 2024-06-26 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O Tambor de Crioula é reconhecido como patrimônio cultural imaterial no Brasil, por meio do suporte da Constituição Federal de 1988, e foi inscrito no Livro das Formas de Expressão em 2007, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desse modo, a presente pesquisa apresenta uma abordagem sobre o Tambor de Crioula como patrimônio cultural imaterial: reflexões sobre as categorias saberes, memória e identidade. Aponta, ainda, a discussão da cultura popular como patrimônio cultural e a dança do Tambor de Crioula. Em vista disso, o principal objetivo desta pesquisa é investigar como a cultura popular pode dialogar com os discursos identitários no processo educacional, com ênfase no Tambor de Crioula, do estado do Maranhão, especificamente no município de Axixá, localizado na região do Munim, de modo a enriquecer o campo de conhecimento dos estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, tornou-se imprescindível o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas com ênfase nas referidas categorias e as devidas relações com Tambor de Crioula, a partir da análise de textos já produzidos pela literatura, tais como artigos, teses, dissertações e outros textos impressos ou virtuais, bem como documentos oficiais e legislações. Assim também, parte deste estudo se volta a uma pesquisa de campo que foi realizada com o intuito de levantar dados significantes da aplicação de questionários e entrevistas, tanto com os participantes de dois Tambores de Crioula existentes no município de Axixá, quanto de alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). E tendo como Produto Educacional o curta metragem "As tramas do Tambor" que foi realizado também em Axixá Maranhão. A relevância desta temática está associada à possibilidade de incentivar a continuidade de um patrimônio imaterial tão importante para a cultura não só de Axixá, como também de todo o Maranhão. |
Resumo: | The Tambor de Crioula is recognized as intangible cultural heritage in Brazil, supported by the Federal Constitution of 1988, and was inscribed in the Book of Forms of Expression in 2007 by the National Institute of Historic and Artistic Heritage (IPHAN). Therefore, this research presents an approach to the Tambor de Crioula as intangible cultural heritage: reflections on the categories of knowledge, memory, and identity. It also discusses popular culture as cultural heritage and the dance of Tambor de Crioula. In this context, the main objective of this research is to investigate how popular culture can interact with identity discourses in the educational process, focusing on the Tambor de Crioula from the state of Maranhão, specifically in the municipality of Axixá, located in the Munim region, in order to enrich the knowledge field of high school students. Therefore, it was essential to develop bibliographic research emphasizing these categories and their relationships with Tambor de Crioula, based on the analysis of texts already produced by literature such as articles, theses, dissertations, and other printed or virtual texts, as well as official documents and legislation. Additionally, part of this study focuses on field research that was carried out with the aim of collecting significant data through questionnaires and interviews, both with participants from two existing Tambor de Crioula groups in the municipality of Axixá and with high school students from the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA). The Educational Product resulting from this study is the short film "The Weaves of Tambor," which was also produced in Axixá Maranhão. The relevance of this theme is associated with encouraging the continuity of an intangible heritage so important for the culture not only of Axixá but also for all of Maranhão. |
Palavras-chave: | Ensino de História Tambor de crioula Identidade Memória Patrimônio imaterial Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Cultura popular - Maranhão Patrimônio cultural - Maranhão Livro das Formas de Expressão Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN Patrimônio cultural imaterial Axixá - Maranhão Ensino médio Curta metragem Audiovisual Recurso didático Afrodiaspóra Tambor de Crioula de Caratiús Tambor de Santa Rosa ou Tambor de Zé Cela History Teaching Creole drum Identity Memory Intangible heritage State Institute of Education, Science and Technology of Maranhao Popular culture - Maranhao Cultural heritage - Maranhao Book of Forms of Expression National Institute of Historical and Artistic Heritage - IPHAN Intangible cultural heritage Axixa - Maranhao High school Short film Audio-visual Teaching resource Afrodiasporic Caratiús Creole Drum Santa Rosa Drum or Zé Cela Drum |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
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DISSERTAÇÃO - LUCIANA MARIA DE LIMA HONORATO - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 5.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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