Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4946
Título: Gestão democrática: o projeto político pedagógico como instrumento de participação
Título(s) alternativo(s): Democratic management: the political-pedagogical project as an instrument of participation
Autor(es): Oliveira, Paulo Ricardo Amaral
Orientador: Duarte, Ana Lúcia Cunha
Membro da Banca: Ramos, Melcka Yulle Conceição
Membro da Banca: Ferreira, Maria das Graças Neri
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O resultado ora apresentado, se constitui em um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão democrática da escola pública, discutindo-se as atribuições do gestor escolar no envolvimento dos professores e estudantes na sua construção. Para este estudo fez-se um levantamento empírico em duas escolas públicas municipais de São Luís, buscando informações e dados sobre temáticas como: a legislação educacional e escolar sobre Projeto Político Pedagógico e gestão escolar, participação no contexto da escola, e outros assuntos pertinentes. A base de sustentação teórica está nos principais teóricos da área de educação, como: Gadotti (1994) e (2000), Libâneo (2013), (2015) e (2017), Luck (2009), (2017a) e (2017b), Paro (1993), (1998) (2015) e (2016), Vasconcellos (2006) e (2012), Veiga (2001), (2003) e (2009), entre outros. O levantamento de dados centrou-se em verificar as atribuições e desafios do gestor na construção do PPP, a relação do Projeto Político Pedagógico com a gestão democrática da escola? Como professores e estudantes percebem a construção do PPP da sua escola? Quais ações desenvolvidas pelos gestores escolares no processo de construção do PPP? A abordagem utilizada na investigação foi a pesquisa qualitativa, é teve como instrumentos a entrevista semiestruturada com os gestores, questionários com os professores e grupos focais com os alunos. Os resultados obtidos no estudo, revelam as dificuldades enfrentadas pelos gestores na construção e avaliação do PPP e do planejamento da escola. As análises feitas estão no corpo da monografia
Resumo: The result presented here, constitutes a study on the Political Pedagogical Project (PPP) as an instrument of democratic management of the public school, discussing the attributions of the school manager in the involvement of teachers and students in their construction. For this study, an empirical survey was carried out in two municipal public schools in São Luís, searching for information and data on themes such as: educational and educational legislation on Pedagogical Political Project and school management, participation, in other pertinent subjects. The theoretical basis of support has in the main theoreticians of education, such as: Gadotti (1994) and (2000), Libanêo (2013), (2015) and (2017), Luck (2009), (2017a) and (2017b) (2003), (2003) and (2009), among others. In this paper, we present the results of the present study. The data collection focused on verifying the attributes and challenges of the manager in the construction of the PPP, the relation of the Political Pedagogical Project with the democratic management of the school? How do teachers and students perceive the construction of their school's PPP? What actions did the school administrators take in the process of building the PPP? The research approach used in the research was the qualitative research, it had as research instruments the semistructured interview with the managers, questionnaires with the teachers and focus groups with the students. The results obtained in the study reveal the difficulties faced by managers in the construction and evaluation of PPP and school planning. The analyzes made are in the body of the monograph
Palavras-chave: Participação
Projeto Político Pedagógico
Gestão Democrática
Escola Pública
Participation
Democratic Management
Political Pedagogical Project
Public school
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PAULO RICARDO AMARAL OLIVEIRA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A659.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.