Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Paulo Ricardo Amaral-
dc.date.accessioned2025-06-03T18:36:21Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T18:36:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Ricardo Amaral. Gestão democrática: o projeto político pedagógico como instrumento de participação. 69 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4946pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4946-
dc.description.abstractThe result presented here, constitutes a study on the Political Pedagogical Project (PPP) as an instrument of democratic management of the public school, discussing the attributions of the school manager in the involvement of teachers and students in their construction. For this study, an empirical survey was carried out in two municipal public schools in São Luís, searching for information and data on themes such as: educational and educational legislation on Pedagogical Political Project and school management, participation, in other pertinent subjects. The theoretical basis of support has in the main theoreticians of education, such as: Gadotti (1994) and (2000), Libanêo (2013), (2015) and (2017), Luck (2009), (2017a) and (2017b) (2003), (2003) and (2009), among others. In this paper, we present the results of the present study. The data collection focused on verifying the attributes and challenges of the manager in the construction of the PPP, the relation of the Political Pedagogical Project with the democratic management of the school? How do teachers and students perceive the construction of their school's PPP? What actions did the school administrators take in the process of building the PPP? The research approach used in the research was the qualitative research, it had as research instruments the semistructured interview with the managers, questionnaires with the teachers and focus groups with the students. The results obtained in the study reveal the difficulties faced by managers in the construction and evaluation of PPP and school planning. The analyzes made are in the body of the monographpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectDemocratic Managementpt_BR
dc.subjectPolitical Pedagogical Projectpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleGestão democrática: o projeto político pedagógico como instrumento de participaçãopt_BR
dc.title.alternativeDemocratic management: the political-pedagogical project as an instrument of participationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958522310897066pt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6176-6750pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783722596524788pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Melcka Yulle Conceição-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0182-4530pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850039635136379pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Maria das Graças Neri-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102655032420410pt_BR
dc.description.resumoO resultado ora apresentado, se constitui em um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão democrática da escola pública, discutindo-se as atribuições do gestor escolar no envolvimento dos professores e estudantes na sua construção. Para este estudo fez-se um levantamento empírico em duas escolas públicas municipais de São Luís, buscando informações e dados sobre temáticas como: a legislação educacional e escolar sobre Projeto Político Pedagógico e gestão escolar, participação no contexto da escola, e outros assuntos pertinentes. A base de sustentação teórica está nos principais teóricos da área de educação, como: Gadotti (1994) e (2000), Libâneo (2013), (2015) e (2017), Luck (2009), (2017a) e (2017b), Paro (1993), (1998) (2015) e (2016), Vasconcellos (2006) e (2012), Veiga (2001), (2003) e (2009), entre outros. O levantamento de dados centrou-se em verificar as atribuições e desafios do gestor na construção do PPP, a relação do Projeto Político Pedagógico com a gestão democrática da escola? Como professores e estudantes percebem a construção do PPP da sua escola? Quais ações desenvolvidas pelos gestores escolares no processo de construção do PPP? A abordagem utilizada na investigação foi a pesquisa qualitativa, é teve como instrumentos a entrevista semiestruturada com os gestores, questionários com os professores e grupos focais com os alunos. Os resultados obtidos no estudo, revelam as dificuldades enfrentadas pelos gestores na construção e avaliação do PPP e do planejamento da escola. As análises feitas estão no corpo da monografiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PAULO RICARDO AMARAL OLIVEIRA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A659.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.