Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4922
Título: Diálogos intersemióticos entre literatura e cinema: análise do conto e filme intitulados A queda da Casa de Usher
Título(s) alternativo(s): Intersemiotic dialogues between literature and cinema: analysis of the short story and film entitled The Fall of the House of Usher
Autor(es): Santos, Maria Carolina Ribeiro dos
Orientador: Peixoto, Gercivaldo Vale
Membro da Banca: Mendes, Edjanio de Abreu
Membro da Banca: Silva, Katiane Alyne de S. R. da
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O trabalho tem como foco principal, analisar a relação entre a obra literária e o filme intitulados de A queda da casa de Usher, através do estudo da fenomenologia de Gaston Bachelard e da semiótica proposta por Roman Jakobson. Nossa intenção é comparar a obra escrita, de Edgar Allan Poe, e a obra cinematográfica, dirigida por Jean Epstein, no que tange às possíveis similaridades e diferenças, não somente de enredo, mas também de signos literários transformados em signos cinematográficos. Para tanto, também nos baseamos nas postulações de espaço de Gaston Bachelard. A pesquisa se constrói a partir do método bibliográfico e se expande com a exploração da metodologia em vista dos aspectos fenomenológicos, partindo de ideais teóricos de CAMPOS (2006) e outros autores que compactuam com as análises posteriormente discutidas.
Resumo: The main focus of this work is to analyze the relationship between the literary work and the film entitled The Fall of the House of Usher, through the study of Gaston Bachelard's phenomenology and the semiotics proposed by Roman Jakobson. Our intention is to compare the written work of Edgar Allan Poe and the film directed by Jean Epstein, with regard to possible similarities and differences, not only in terms of plot, but also in terms of literary signs transformed into cinematographic signs. To this end, we also base ourselves on Gaston Bachelard's postulations of space. The research is built on the bibliographic method and expands with the exploration of the methodology in view of the phenomenological aspects, starting from the theoretical ideals of CAMPOS (2006) and other authors who agree with the analyses discussed later.
Palavras-chave: Literatura
Cinema
Diálogos
Estudo
Fenomenologia
Edgar Alan
Literatura fantástica
O estranho
O maravilhoso
Fenomenologia
Obra poética
Gaston Bachelard
Intersemiose
Diálogo literário
Cinematográfico
Obra literária
Queda da casa de Usher
Literature
Cinema
Dialogues
Study
Phenomenology
Edgar Alan
Fantasy literature
The strange
The marvelous
Phenomenology
Poetic work
Gaston Bachelard
Intersemiosis
Literary dialogue.
Cinematographic
Literary work
Fall of the House of Usher
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.