Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Carolina Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2025-05-31T19:28:31Z-
dc.date.available2025-05-31-
dc.date.available2025-05-31T19:28:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Carolina Ribeiro dos. Diálogos intersemióticos entre literatura e cinema: análise do conto e filme intitulados A queda da Casa de Usher. 2019. 40f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4922pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4922-
dc.description.abstractThe main focus of this work is to analyze the relationship between the literary work and the film entitled The Fall of the House of Usher, through the study of Gaston Bachelard's phenomenology and the semiotics proposed by Roman Jakobson. Our intention is to compare the written work of Edgar Allan Poe and the film directed by Jean Epstein, with regard to possible similarities and differences, not only in terms of plot, but also in terms of literary signs transformed into cinematographic signs. To this end, we also base ourselves on Gaston Bachelard's postulations of space. The research is built on the bibliographic method and expands with the exploration of the methodology in view of the phenomenological aspects, starting from the theoretical ideals of CAMPOS (2006) and other authors who agree with the analyses discussed later.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEdgar Alanpt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectO estranhopt_BR
dc.subjectO maravilhosopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectObra poéticapt_BR
dc.subjectGaston Bachelardpt_BR
dc.subjectIntersemiosept_BR
dc.subjectDiálogo literáriopt_BR
dc.subjectCinematográficopt_BR
dc.subjectObra literáriapt_BR
dc.subjectQueda da casa de Usherpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDialoguespt_BR
dc.subjectStudypt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectEdgar Alanpt_BR
dc.subjectFantasy literaturept_BR
dc.subjectThe strangept_BR
dc.subjectThe marvelouspt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectPoetic workpt_BR
dc.subjectGaston Bachelardpt_BR
dc.subjectIntersemiosispt_BR
dc.subjectLiterary dialogue.pt_BR
dc.subjectCinematographicpt_BR
dc.subjectLiterary workpt_BR
dc.subjectFall of the House of Usherpt_BR
dc.titleDiálogos intersemióticos entre literatura e cinema: análise do conto e filme intitulados A queda da Casa de Usherpt_BR
dc.title.alternativeIntersemiotic dialogues between literature and cinema: analysis of the short story and film entitled The Fall of the House of Usherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, M. C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965637928674619pt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Gercivaldo Vale-
dc.contributor.advisor1IDPEIXOTO, G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135582724531144pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Edjanio de Abreu-
dc.contributor.referee1IDMENDES, E. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771494916262194pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Katiane Alyne de S. R. da-
dc.contributor.referee2IDSILVA, K. A. de S. R. dapt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como foco principal, analisar a relação entre a obra literária e o filme intitulados de A queda da casa de Usher, através do estudo da fenomenologia de Gaston Bachelard e da semiótica proposta por Roman Jakobson. Nossa intenção é comparar a obra escrita, de Edgar Allan Poe, e a obra cinematográfica, dirigida por Jean Epstein, no que tange às possíveis similaridades e diferenças, não somente de enredo, mas também de signos literários transformados em signos cinematográficos. Para tanto, também nos baseamos nas postulações de espaço de Gaston Bachelard. A pesquisa se constrói a partir do método bibliográfico e se expande com a exploração da metodologia em vista dos aspectos fenomenológicos, partindo de ideais teóricos de CAMPOS (2006) e outros autores que compactuam com as análises posteriormente discutidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturas Estrangeiras Modernaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.