Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4913
Título: Música e dança como instrumentos para o desenvolvimento psicomotor da criança na educação infantil: primeiros contatos com a psicomotricidade no ambiente escola
Autor(es): Cardozo, Brenda de Jesus Vieira Aguiar
Aires, Jhuly Mikelly Silva
Lopes, Maria Domingas Chaves
Orientador: Pinto, Isauber Maria Vieira
Membro da Banca: Chagas, Mirian Santos
Membro da Banca: Mendes, Waldelice Maria Ramos
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os fundamentos teóricos da psicomotricidade através de bases históricas, teóricas e práticas, trabalhando a musicalidade com professores da Educação Infantil. Parte-se do pressuposto de que música e dança como atividade desenvolvida com professores e cuidadores através da formação continuada, permite o uso do lúdico e o educativo potencializando a aprendizagem do educando. As bases teóricas utilizadas partiram desde as contribuições sobre a psicomotricidade de Negrini (1986), Wallon (1995), Alves (2004), Santos (2004), aos documentos e regulamentos que asseguram o uso da música e dança como instrumentos psicomotores na Educação Infantil como a lei n° 11.769/08 (Lei de Diretrizes e Bases Nacionais), Base Nacional Comum Curricular (2017) e Documento Curricular do Território Maranhense para a Educação Infantil (2019). Emprega-se como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica e de campo tendo como método de abordagem a pesquisa qualiquantitativa intervencionista de cunho experimental sobre as variáveis relacionadas à psicomotricidade na Educação Infantil. O levantamento de dados foi realizado a partir do questionário eletrônico, seguido da realização das oficinas pedagógicas e findando com a disponibilização do E-book. Os resultados e as discussões das coletas de dados levantados nas escolas campo: Creche Municipal Pedacinhos de Sonhos e Pré-escola Mãe Preta, permitiram a intervenção da realidade que as escolas enfrentavam, possibilitando a melhoria na qualidade das aulas aplicadas pelos professores da Educação Infantil, consequentemente, melhorando a aprendizagem dos educandos.
Resumo: This work aims to investigate the theoretical foundations of psychomotricity through historical, theoretical and practical bases, working on musicality with Early Childhood Education teachers. It is based on the assumption that music and dance as an activity developed with teachers and caregivers through continuing education, allows the use of playfulness and education, enhancing the learning of the student. The theoretical bases used started from the contributions on psychomotricity of Negrini (1986), Wallon (1995), Alves (2004), Santos (2004), to the documents and regulations that ensure the use of music and dance as psychomotor instruments in Early Childhood Education such as law n° 11.769/08 (Law of National Guidelines and Bases), National Common Curricular Base (2017) and Curricular Document of the Maranhão Territory for Early Childhood Education (2019). The methodological tool used is bibliographic and field research, having as a method of approach the qualiquantitative interventionist research of an experimental nature on the variables related to psychomotricity in Early Childhood Education. The data collection was carried out from the electronic questionnaire, followed by the realization of the pedagogical workshops and ending with the availability of the E-book. The results and discussions of the data collection collected in the field schools: Pedacinhos de Sonhos Municipal Nursery and Mãe Preta Preschool. They allowed the intervention of the reality that the schools faced, enabling the improvement in the quality of the classes applied by the Early Childhood Education teachers, consequently, improving the learning of the students.
Palavras-chave: Dança na Educação
Música na Educação
Educação Infantil
Psicomotricidade
Oficinas pedagógicas
Motricidade fina e ampla
Inclusão escolar
Ludicidade
Corpo e movimento
Desenvolvimento psicomotor
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM)
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI)
Instrumentos recicláveis
Musicalização infantil
Expressão artística
Cultura corporal
Oficinas pedagógicas
Movimento e aprendizagem
Autismo e música
Ajuriaguerra
Consciência Corporal
Pesquisa bibliográfica
Pesquisa de campo
Santa Inês-MA
Creche
Pré-escola
Creche Municipal Pedacinhos de Sonhos
Pré-escola Mãe Preta
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BRENDA DE JESUS VIEIRA AGUIAR CARDOZO_PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES - 2024.2.pdfPDFA4.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.