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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4878
Título: | Desafios na aprendizagem das quatro operações para alunos do 6° ano do ensino fundamental: o jogo como recurso da aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Challenges in learning the four operations for 6th grade elementary school students: the game as a learning resource |
Autor(es): | Santos, Adrielly Guia dos |
Orientador: | Barbosa, Mauro Guterres |
Membro da Banca: | Alves , Carlindo Lisboa |
Membro da Banca: | Gonçalves , Raimundo Merval Morais |
Data do documento: | 2025-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental na aprendizagem das quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e explorar o uso de jogos pedagógicos como ferramenta para facilitar esse processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracteriza- se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. A pesquisa aborda a importância das operações matemáticas básicas no desenvolvimento acadêmico e cotidiano dos alunos, destacando as dificuldades que muitos enfrentam devido a métodos tradicionais de ensino, como a memorização sem contextualização. A partir disso, é discutido como o uso de jogos educativos pode transformar o aprendizado de matemática em uma experiência dinâmica, interativa e significativa, alinhando a teoria em obras como Smole, Diniz e Cândido (2007), e Grando (2015) entre ouros, que defendem a ludicidade como fator motivador e facilitador no aprendizado. Além disso, o trabalho explora as contribuições teóricas de Piaget e Vygotsky, destacando como o jogo pode favorecer o desenvolvimento cognitivo, a resolução de problemas e a interação social entre os alunos. Este estudo contribui para o debate sobre a inovação no ensino de matemática, propondo os jogos como recursos pedagógicos essenciais para o avanço acadêmico e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida cotidiana dos estudantes |
Resumo: | This Course Completion Work aims to investigate the challenges faced by 6th year elementary school students in learning the four mathematical operations (addition, subtraction, multiplication and division) and explore the use of pedagogical games as a tool to facilitate this process of teaching-learning. The research is characterized as a bibliographical research, of a qualitative nature. The research addresses the importance of basic mathematical operations in the academic and daily development of students, highlighting the difficulties that many face due to traditional teaching methods, such as memorization without contextualization. From this, it is discussed how the use of educational games can transform mathematics learning into a dynamic, interactive and meaningful experience, aligning the theory in works such as Smole, Diniz and Cândido (2007), and Grando (2015) among others, who defend playfulness as a motivating and facilitating factor in learning. Furthermore, the work explores the theoretical contributions of Piaget and Vygotsky, highlighting how games can promote cognitive development, problem solving and social interaction among students. This study contributes to the debate on innovation in mathematics teaching, proposing games as essential pedagogical resources for academic advancement and the development of essential skills for students' daily lives |
Palavras-chave: | Jogos Ensino de Matemática Quatros Operações Ensino Fundamental Operações matemáticas Ensino-aprendizagem Games Four Operations Mathematical operations Teaching Mathematics Elementary Education Teaching-learning |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
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TCC – ADRIELLY GUIA DOS SANTOS– LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 700.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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