Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Adrielly Guia dos-
dc.date.accessioned2025-05-26T18:04:52Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T18:04:52Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Adrielly Guia dos. Desafios na aprendizagem das quatro operações para alunos do 6° ano do ensino fundamental: o jogo como recurso da aprendizagem. 2024. 35f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4878pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4878-
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to investigate the challenges faced by 6th year elementary school students in learning the four mathematical operations (addition, subtraction, multiplication and division) and explore the use of pedagogical games as a tool to facilitate this process of teaching-learning. The research is characterized as a bibliographical research, of a qualitative nature. The research addresses the importance of basic mathematical operations in the academic and daily development of students, highlighting the difficulties that many face due to traditional teaching methods, such as memorization without contextualization. From this, it is discussed how the use of educational games can transform mathematics learning into a dynamic, interactive and meaningful experience, aligning the theory in works such as Smole, Diniz and Cândido (2007), and Grando (2015) among others, who defend playfulness as a motivating and facilitating factor in learning. Furthermore, the work explores the theoretical contributions of Piaget and Vygotsky, highlighting how games can promote cognitive development, problem solving and social interaction among students. This study contributes to the debate on innovation in mathematics teaching, proposing games as essential pedagogical resources for academic advancement and the development of essential skills for students' daily livespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectQuatros Operaçõespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectOperações matemáticaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectFour Operationspt_BR
dc.subjectMathematical operationspt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleDesafios na aprendizagem das quatro operações para alunos do 6° ano do ensino fundamental: o jogo como recurso da aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeChallenges in learning the four operations for 6th grade elementary school students: the game as a learning resourcept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1406756316473386pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8508-2508pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee1Alves , Carlindo Lisboa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444764198621493pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves , Raimundo Merval Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739736435392509pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental na aprendizagem das quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e explorar o uso de jogos pedagógicos como ferramenta para facilitar esse processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracteriza- se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. A pesquisa aborda a importância das operações matemáticas básicas no desenvolvimento acadêmico e cotidiano dos alunos, destacando as dificuldades que muitos enfrentam devido a métodos tradicionais de ensino, como a memorização sem contextualização. A partir disso, é discutido como o uso de jogos educativos pode transformar o aprendizado de matemática em uma experiência dinâmica, interativa e significativa, alinhando a teoria em obras como Smole, Diniz e Cândido (2007), e Grando (2015) entre ouros, que defendem a ludicidade como fator motivador e facilitador no aprendizado. Além disso, o trabalho explora as contribuições teóricas de Piaget e Vygotsky, destacando como o jogo pode favorecer o desenvolvimento cognitivo, a resolução de problemas e a interação social entre os alunos. Este estudo contribui para o debate sobre a inovação no ensino de matemática, propondo os jogos como recursos pedagógicos essenciais para o avanço acadêmico e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida cotidiana dos estudantespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – ADRIELLY GUIA DOS SANTOS– LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A700.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.