Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4875
Título: | Soroban: uma proposta pedagógica para o ensino das operações básicas no 5º ano do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Soroban: a pedagogical proposal for teaching basic operations in the 5th year of Elementary School |
Autor(es): | Santos, Paulo Cesar Lima |
Orientador: | Alves, Carlindo Lisboa |
Membro da Banca: | Gonçalves, Raimundo Merval Morais |
Membro da Banca: | Ramos, Fernando Sousa |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo apresenta uma proposta pedagógica sobre uso do Soroban para o ensino das operações básicas no 5º ano do Ensino Fundamental. Descreve a história do Soroban e seu desenvolvimento como ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática. Examina como uma ferramenta de cálculo contribui para superar obstáculos em operações com números naturais, por meio da técnica de manipulação. Isso estimula o raciocínio matemático, melhora a memória e a rapidez mental. Sugere atividades que estimulem os estudantes a aprender, não apenas usando-o como um recurso manipulável, mas também como suporte para o aprendizado. Utiliza-se uma metodologia qualitativa que inclui a coleta, análise e interpretação dos dados relacionados ao tema, além do aprendizado de quem faz uso deste recurso pedagógico. Por fim, com base nas informações coletadas, conclui-se que o soroban vai além de auxiliar na resolução e aprendizado das operações matemáticas mencionadas, uma vez que possibilita o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos de maneira lúdica e tangível, gerando um efeito positivo no aprendizado de quem emprega tal recurso didático |
Resumo: | This study presents a pedagogical proposal on the use of Soroban for the teaching of basic operations in the 5th year of Elementary School. It describes the history of Soroban and its development as a pedagogical tool in Mathematics classes. It examines how a calculation tool contributes to overcoming obstacles in operations with natural numbers, through the manipulation technique. This stimulates mathematical reasoning, improves memory and mental quickness. It suggests activities that stimulate students to learn, not only using it as a manipulable resource, but also as a support for learning. A qualitative methodology is used that includes the collection, analysis and interpretation of data related to the theme, in addition to the learning of those who make use of this pedagogical resource. Finally, based on the information collected, it is concluded that the soroban goes beyond assisting in the resolution and learning of the mathematical operations mentioned, since it enables the development of mathematical knowledge in students in a playful and tangible way, generating a positive effect on the learning of those who use such didactic resource |
Palavras-chave: | Soroban Proposta Pedagógica Ensino Fundamental Matemática Elementary Education Pedagogical Proposal Mathematics |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC – PAULO CÉSAR LIMA SANTOS – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 543.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.