Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Paulo Cesar Lima-
dc.date.accessioned2025-05-26T17:22:11Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T17:22:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Cesar Lima. Soroban: uma proposta pedagógica para o ensino das operações básicas no 5º ano do Ensino Fundamental. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4875pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4875-
dc.description.abstractThis study presents a pedagogical proposal on the use of Soroban for the teaching of basic operations in the 5th year of Elementary School. It describes the history of Soroban and its development as a pedagogical tool in Mathematics classes. It examines how a calculation tool contributes to overcoming obstacles in operations with natural numbers, through the manipulation technique. This stimulates mathematical reasoning, improves memory and mental quickness. It suggests activities that stimulate students to learn, not only using it as a manipulable resource, but also as a support for learning. A qualitative methodology is used that includes the collection, analysis and interpretation of data related to the theme, in addition to the learning of those who make use of this pedagogical resource. Finally, based on the information collected, it is concluded that the soroban goes beyond assisting in the resolution and learning of the mathematical operations mentioned, since it enables the development of mathematical knowledge in students in a playful and tangible way, generating a positive effect on the learning of those who use such didactic resourcept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSorobanpt_BR
dc.subjectProposta Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Proposalpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleSoroban: uma proposta pedagógica para o ensino das operações básicas no 5º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSoroban: a pedagogical proposal for teaching basic operations in the 5th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Carlindo Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444764198621493pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Raimundo Merval Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739736435392509pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Fernando Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7416884302435762pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma proposta pedagógica sobre uso do Soroban para o ensino das operações básicas no 5º ano do Ensino Fundamental. Descreve a história do Soroban e seu desenvolvimento como ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática. Examina como uma ferramenta de cálculo contribui para superar obstáculos em operações com números naturais, por meio da técnica de manipulação. Isso estimula o raciocínio matemático, melhora a memória e a rapidez mental. Sugere atividades que estimulem os estudantes a aprender, não apenas usando-o como um recurso manipulável, mas também como suporte para o aprendizado. Utiliza-se uma metodologia qualitativa que inclui a coleta, análise e interpretação dos dados relacionados ao tema, além do aprendizado de quem faz uso deste recurso pedagógico. Por fim, com base nas informações coletadas, conclui-se que o soroban vai além de auxiliar na resolução e aprendizado das operações matemáticas mencionadas, uma vez que possibilita o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos de maneira lúdica e tangível, gerando um efeito positivo no aprendizado de quem emprega tal recurso didáticopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – PAULO CÉSAR LIMA SANTOS – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2024.pdfPDF A543.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.