Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4874
Título: O processo de ensino e aprendizagem da trigonometria através da resolução de problemas contextualizado para os alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The teaching and learning process of trigonometry through problem-solving contextualized for high school students
Autor(es): Rodrigues, Nalberth Moreira
Orientador: Pereira, Agnaldo dos Santos
Membro da Banca: Barros, Antônio Magno
Membro da Banca: Reis, Jackson Martins
Data do documento: 2025-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa investigou a eficácia da resolução de problemas contextualizados no ensino da trigonometria para alunos do Ensino Médio. O estudo visou avaliar como a integração de problemas que conectam conceitos trigonométricos a situações reais pode melhorar a compreensão e a aplicação desses conceitos, bem como aumentar a motivação e o engajamento dos alunos. Utilizou-se uma abordagem metodológica mista, que incluiu questionários, entrevistas, observação direta e análise de desempenho acadêmico para coletar e analisar dados. Os resultados indicaram que a resolução de problemas contextualizados contribui significativamente para a melhoria da compreensão dos conceitos trigonométricos e para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Além disso, observou-se um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, com implicações positivas para o desempenho acadêmico. As conclusões apontam para a necessidade de adoção de práticas pedagógicas que integrem a teoria com a prática e a utilização de tecnologias educacionais para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem da trigonometria
Resumo: This research investigated the effectiveness of contextualized problem-solving in high school trigonometry education. The study aimed to evaluate how integrating problems that connect trigonometric concepts to real-life situations can enhance understanding and application of these concepts, as well as increase student motivation and engagement. A mixed-methods approach was employed, incorporating surveys, interviews, direct observation, and academic performance analysis to collect and analyze data. The findings indicated that contextualized problem-solving significantly improves comprehension of trigonometric concepts and fosters the development of problem-solving and critical thinking skills. Additionally, an increase in student motivation and engagement was observed, with positive implications for academic performance. The conclusions emphasize the need for pedagogical practices that bridge theory and practice and the use of educational technologies to enrich the trigonometry teaching and learning process
Palavras-chave: Resolução de Problemas
Ensino de Trigonometria
Contextualização
Motivação
Ensino Médio
Conceitos trigonométricos
Troubleshooting
Contextualization
High School
Teaching Trigonometry
Motivation
Trigonometric concepts
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – NALBERTH MOREIRA RODRIGUES – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A323.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.