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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rodrigues, Nalberth Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T16:50:36Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26 | - |
dc.date.available | 2025-05-26T16:50:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Nalberth Moreira. O processo de ensino e aprendizagem da trigonometria através da resolução de problemas contextualizado para os alunos do ensino médio. 2025. 30f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4874 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4874 | - |
dc.description.abstract | This research investigated the effectiveness of contextualized problem-solving in high school trigonometry education. The study aimed to evaluate how integrating problems that connect trigonometric concepts to real-life situations can enhance understanding and application of these concepts, as well as increase student motivation and engagement. A mixed-methods approach was employed, incorporating surveys, interviews, direct observation, and academic performance analysis to collect and analyze data. The findings indicated that contextualized problem-solving significantly improves comprehension of trigonometric concepts and fosters the development of problem-solving and critical thinking skills. Additionally, an increase in student motivation and engagement was observed, with positive implications for academic performance. The conclusions emphasize the need for pedagogical practices that bridge theory and practice and the use of educational technologies to enrich the trigonometry teaching and learning process | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Conceitos trigonométricos | pt_BR |
dc.subject | Troubleshooting | pt_BR |
dc.subject | Contextualization | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Teaching Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Trigonometric concepts | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem da trigonometria através da resolução de problemas contextualizado para os alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching and learning process of trigonometry through problem-solving contextualized for high school students | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8436679914966442 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Agnaldo dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8427944363076762 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Antônio Magno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7365644971150901 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Jackson Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3102035375165489 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investigou a eficácia da resolução de problemas contextualizados no ensino da trigonometria para alunos do Ensino Médio. O estudo visou avaliar como a integração de problemas que conectam conceitos trigonométricos a situações reais pode melhorar a compreensão e a aplicação desses conceitos, bem como aumentar a motivação e o engajamento dos alunos. Utilizou-se uma abordagem metodológica mista, que incluiu questionários, entrevistas, observação direta e análise de desempenho acadêmico para coletar e analisar dados. Os resultados indicaram que a resolução de problemas contextualizados contribui significativamente para a melhoria da compreensão dos conceitos trigonométricos e para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Além disso, observou-se um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, com implicações positivas para o desempenho acadêmico. As conclusões apontam para a necessidade de adoção de práticas pedagógicas que integrem a teoria com a prática e a utilização de tecnologias educacionais para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem da trigonometria | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC – NALBERTH MOREIRA RODRIGUES – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 323.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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