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dc.creatorRodrigues, Nalberth Moreira-
dc.date.accessioned2025-05-26T16:50:36Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T16:50:36Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nalberth Moreira. O processo de ensino e aprendizagem da trigonometria através da resolução de problemas contextualizado para os alunos do ensino médio. 2025. 30f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4874pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4874-
dc.description.abstractThis research investigated the effectiveness of contextualized problem-solving in high school trigonometry education. The study aimed to evaluate how integrating problems that connect trigonometric concepts to real-life situations can enhance understanding and application of these concepts, as well as increase student motivation and engagement. A mixed-methods approach was employed, incorporating surveys, interviews, direct observation, and academic performance analysis to collect and analyze data. The findings indicated that contextualized problem-solving significantly improves comprehension of trigonometric concepts and fosters the development of problem-solving and critical thinking skills. Additionally, an increase in student motivation and engagement was observed, with positive implications for academic performance. The conclusions emphasize the need for pedagogical practices that bridge theory and practice and the use of educational technologies to enrich the trigonometry teaching and learning processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de Trigonometriapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectConceitos trigonométricospt_BR
dc.subjectTroubleshootingpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching Trigonometrypt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectTrigonometric conceptspt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem da trigonometria através da resolução de problemas contextualizado para os alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning process of trigonometry through problem-solving contextualized for high school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8436679914966442pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Agnaldo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8427944363076762pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Antônio Magno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7365644971150901pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Jackson Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102035375165489pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a eficácia da resolução de problemas contextualizados no ensino da trigonometria para alunos do Ensino Médio. O estudo visou avaliar como a integração de problemas que conectam conceitos trigonométricos a situações reais pode melhorar a compreensão e a aplicação desses conceitos, bem como aumentar a motivação e o engajamento dos alunos. Utilizou-se uma abordagem metodológica mista, que incluiu questionários, entrevistas, observação direta e análise de desempenho acadêmico para coletar e analisar dados. Os resultados indicaram que a resolução de problemas contextualizados contribui significativamente para a melhoria da compreensão dos conceitos trigonométricos e para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Além disso, observou-se um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, com implicações positivas para o desempenho acadêmico. As conclusões apontam para a necessidade de adoção de práticas pedagógicas que integrem a teoria com a prática e a utilização de tecnologias educacionais para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem da trigonometriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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