Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4694
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paiva, Maria das Dores Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T21:59:27Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23 | - |
dc.date.available | 2025-04-24T21:59:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4694 | - |
dc.description.abstract | The following final paper, "The Educational Goals of the Brazilian Public School in the 21st century," aims to conduct a critical and comparative analysis of the purposes of the Brazilian public school as established in the legislation (LDB and BNCC of Elementary Education). And also analyse the theoretical perspectives of Michel Young and José Carlos Libâneo. Divided into five chapters, the study begins with an analysis of the historical context of the Brazilian public school in the 21st century, highlighting the main educational policies aimed at basic education over the past two decades. Subsequently, the educational purposes present in the LDB and BNCC are presented, contextualizing and detailing their guidelines. The work also explores Michel Young's view on the epistemic function of schools and José Carlos Libâneo's analysis of the integration between cultural, scientific education, and sociocultural practices. The conclusion emphasizes the need to harmonize contemporary social demands with the ideals of justice and social equity in education. The methodology adopted included a literature review and document analysis. The personal motivation for the research arose during the COVID-19 pandemic, a period when schools were forced to suspend in-person classes, revealing the importance of reassessing the educational purposes of school institutions. This study contributes to the understanding of the educational purposes in the Brazilian public schools and provides support for the formulation of inclusive and quality educational policies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Finalidades educativas | pt_BR |
dc.subject | BNCC - Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Componente Curricular - Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Educação pública brasileira | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais - inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - privatização | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona | pt_BR |
dc.subject | BNCC - áreas do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | BNCC - componentes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Michel Young | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização da escola | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização da educação | pt_BR |
dc.subject | José Carlos Libâneo | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento social - escola | pt_BR |
dc.subject | Finalidades educativas - Libâneo | pt_BR |
dc.subject | Progamas educacionais | pt_BR |
dc.title | As finalidades educativas da escola pública brasileira no século XXI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6316569754820307 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ruivo, José Leonardo Annunziato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3388116500631463 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Mirian Santos Chagas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3366562347620678 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0231425678874513 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado "As Finalidades Educativas da Escola Pública Brasileira no Século XXI," tem como objetivo geral realizar um estudo crítico e comparativo das finalidades da escola pública brasileira, no referido período, conforme estabelecidas na legislação (LDB e BNCC do Ensino Fundamental) e nas perspectivas teóricas de Michel Young e José Carlos Libâneo. Dividido em cinco capítulos, o estudo inicia com uma análise do contexto histórico da escola pública brasileira no século XXI, destacando as principais medidas educacionais voltadas à educação básica nas duas últimas décadas. Em seguida, são apresentadas as finalidades educativas presentes na LDB e na BNCC, contextualizando e detalhando suas diretrizes. O trabalho também explora a visão de Michel Young sobre a função epistêmica das escolas e a análise de José Carlos Libâneo sobre a integração entre formação cultural, científica e práticas socioculturais. A conclusão enfatiza a necessidade de harmonizar as exigências sociais contemporâneas com os ideais de justiça e equidade social na educação. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica e análise documental. A motivação pessoal para a pesquisa surgiu durante a pandemia de COVID-19, período em que as escolas foram forçadas a suspender as aulas presenciais, revelando a importância de reavaliar as finalidades educativas das instituições escolares. Este estudo contribui para a compreensão das finalidades educativas na escola pública brasileira e oferece subsídios para a formulação de políticas educacionais inclusivas e de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santa Inês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Fundamentos da Educação | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MARIA DAS DORES OLIVEIRA PAIVA_ PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES_2024 - PDFA.pdf | PDF-A | 466.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.