Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Maria das Dores Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-24T21:59:27Z-
dc.date.available2025-04-23-
dc.date.available2025-04-24T21:59:27Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4694-
dc.description.abstractThe following final paper, "The Educational Goals of the Brazilian Public School in the 21st century," aims to conduct a critical and comparative analysis of the purposes of the Brazilian public school as established in the legislation (LDB and BNCC of Elementary Education). And also analyse the theoretical perspectives of Michel Young and José Carlos Libâneo. Divided into five chapters, the study begins with an analysis of the historical context of the Brazilian public school in the 21st century, highlighting the main educational policies aimed at basic education over the past two decades. Subsequently, the educational purposes present in the LDB and BNCC are presented, contextualizing and detailing their guidelines. The work also explores Michel Young's view on the epistemic function of schools and José Carlos Libâneo's analysis of the integration between cultural, scientific education, and sociocultural practices. The conclusion emphasizes the need to harmonize contemporary social demands with the ideals of justice and social equity in education. The methodology adopted included a literature review and document analysis. The personal motivation for the research arose during the COVID-19 pandemic, a period when schools were forced to suspend in-person classes, revealing the importance of reassessing the educational purposes of school institutions. This study contributes to the understanding of the educational purposes in the Brazilian public schools and provides support for the formulation of inclusive and quality educational policies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectFinalidades educativaspt_BR
dc.subjectBNCC - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectComponente Curricular - Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectEducação pública brasileirapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais - inclusivapt_BR
dc.subjectEscolas públicas - privatizaçãopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionapt_BR
dc.subjectBNCC - áreas do conhecimentopt_BR
dc.subjectBNCC - componentes curricularespt_BR
dc.subjectMichel Youngpt_BR
dc.subjectMercantilização da escolapt_BR
dc.subjectMercantilização da educaçãopt_BR
dc.subjectJosé Carlos Libâneopt_BR
dc.subjectAcolhimento social - escolapt_BR
dc.subjectFinalidades educativas - Libâneopt_BR
dc.subjectProgamas educacionaispt_BR
dc.titleAs finalidades educativas da escola pública brasileira no século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6316569754820307pt_BR
dc.contributor.advisor1Ruivo, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Mirian Santos Chagas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366562347620678pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231425678874513pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, intitulado "As Finalidades Educativas da Escola Pública Brasileira no Século XXI," tem como objetivo geral realizar um estudo crítico e comparativo das finalidades da escola pública brasileira, no referido período, conforme estabelecidas na legislação (LDB e BNCC do Ensino Fundamental) e nas perspectivas teóricas de Michel Young e José Carlos Libâneo. Dividido em cinco capítulos, o estudo inicia com uma análise do contexto histórico da escola pública brasileira no século XXI, destacando as principais medidas educacionais voltadas à educação básica nas duas últimas décadas. Em seguida, são apresentadas as finalidades educativas presentes na LDB e na BNCC, contextualizando e detalhando suas diretrizes. O trabalho também explora a visão de Michel Young sobre a função epistêmica das escolas e a análise de José Carlos Libâneo sobre a integração entre formação cultural, científica e práticas socioculturais. A conclusão enfatiza a necessidade de harmonizar as exigências sociais contemporâneas com os ideais de justiça e equidade social na educação. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica e análise documental. A motivação pessoal para a pesquisa surgiu durante a pandemia de COVID-19, período em que as escolas foram forçadas a suspender as aulas presenciais, revelando a importância de reavaliar as finalidades educativas das instituições escolares. Este estudo contribui para a compreensão das finalidades educativas na escola pública brasileira e oferece subsídios para a formulação de políticas educacionais inclusivas e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFundamentos da Educação-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARIA DAS DORES OLIVEIRA PAIVA_ PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES_2024 - PDFA.pdfPDF-A466.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.