Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/40
Título: | Educação patrimonial: passados possíveis de se preservar em Caxias - MA |
Autor(es): | Souza, Joana Batista |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão e tem como objetivo discutir sobre a metodologia da Educação Patrimonial no contexto das escolas públicas de Caxias-MA gerando um diálogo entre os indivíduos e o patrimônio cultural. Cabendo assim questionar, qual a relação da metodologia da Educação patrimonial com preservação do patrimônio local? Por tal, este trabalho se propõe levantar os possíveis desafios à efetivação da Educação Patrimonial no espaço escolar a partir da percepção de que preservar o patrimônio cultural se apresentam como essencial para os sujeitos históricos, na medida em que possibilita o reencontro com as raízes das suas comunidades e a reafirmação das suas identidades. Assim contribuir para o âmbito acadêmico com a discussão sobre as manifestações da cultura no Maranhão e do processo de valorização do patrimônio cultural local, através da reflexão sobre o lugar que a escola ocupa nos campos de tensão gerados pelas mudanças sócio-políticas na sociedade, não se constituindo uma instituição avessa às modificações do contexto social e discutir a importância da preservação do patrimônio local a partir da sala de aula, assim como ampliar as práticas preservacionistas do Patrimônio cultural. É, então, uma estratégia por meio das quais grupos sociais e indivíduos narram sua memória e sua identidade, buscando para elas um lugar público de reconhecimento, na medida mesmo em que as transformam em “patrimônio”. Conhecer a história de sua cidade, seu processo constitutivo, seu patrimônio cultural é sentir-se que faz parte deste processo como ser ativo. Pode ser o caminho para a criação de uma identidade local. Nesta perspectiva a Educação Patrimonial pode ser aplicada como objeto de estudo a cerca que tem sido indicado para o Ensino de História por possibilitar a compreensão do aluno, identificando o passado nos vários espaços de convivência, na escola, casa, comunidade, trabalho, lazer -, e igualmente por situar os problemas significativos do presente |
Palavras-chave: | História Memória Educação Patrimonial Ensino Maranhão |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANA BATISTA DE SOUZA.pdf | 7.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.