Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4062
Título: | Estágio supervisionado e a construção da identidade do pedagogo: os saberes e fazeres construídos no processo formativo |
Título(s) alternativo(s): | Supervised internship and the construction of the pedagogue's identity: the knowledge and skills constructed in the training process |
Autor(es): | Santos, Maurício Rocha |
Orientador: | Miranda, Shirlane Maria Batista da Silva |
Membro da Banca: | Miranda, Shirlane Maria Batista da Silva |
Membro da Banca: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Costa, Maria Lourdene Paula |
Data do documento: | 2022-07-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Os resultados apresentados neste estudo monográfico faz parte integrante do plano de trabalho que tem por título: “Estágio supervisionado e os saberes e fazeres construídos no processo formativo”, referente à bolsa de iniciação científica aprovada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA/PIBIC/UEMA/FAPEMA — Edital UEMA/PPG n.º 15/2020, da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão — UEMA. Percebendo a importância dos estágios no processo formativo, surgiu a necessidade de investigar como os elementos que integram os estágios supervisionados influenciam na construção da identidade docente do futuro pedagogo (a), visto que o chão da escola é um campo vasto de conhecimentos que oportuniza aos (às) estagiários (as) novas vivências da realidade da profissão docente, reflexão de suas práticas pedagógicas e propiciam nas atividades desenvolvidas nos estágios novos saberes e fazeres. Destarte, buscamos, por meio das análises e reflexões das narrativas dos participantes recém-formados do curso de Pedagogia do CESC/UEMA, responder o propósito principal desta investigação que toma como objetivo geral o seguinte alvo: Investigar os saberes e fazeres construídos na formação da identidade do pedagogo (a) durante o estágio supervisionado. Para subsidiar teoricamente esta pesquisa, recorremos aos teóricos que versam sobre a temática investigada, dentre eles: Pimenta (1999/2012); Maciel (2012); Tardif (2014); Pimenta e Lima (2017); Nascimento (2017/2018); Silva (2018); entre outros autores que contribuíram para abordar a questão do estágio supervisionado e sua importância para a formação e construção da identidade docente. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com ênfase nas narrativas dos participantes envolvidos com a problemática. Os resultados revelam a relevância que os estágios supervisionados exercem sobre o processo formativo do pedagogo (a). Verificou-se nas análises que os elementos essenciais que compõem os estágios desenvolvem novos saberes e fazeres que influenciam na tomada de decisão sobre o ser ou não ser educador, incluindo os desafios e dificuldades vivenciados no percurso dos estágios supervisionados. Os resultados alcançados até aqui são satisfatórios, mas não finalizam as investigações sobre o tema que nos propomos investigar, pelo contrário, nos motivam a pesquisar e construir novos estudos sobre o processo formativo e construção identitária do (a) pedagogo (a), a partir da formação inicial e estágios supervisionados |
Resumo: | The results presented in this monographic study are an integral part of the work plan entitled: “Supervised internship and the knowledge and skills constructed in the training process”, referring to the scientific initiation scholarship approved through the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program of UEMA/PIBIC/UEMA/FAPEMA — UEMA/PPG Notice No. 15/2020, from the Pro-Rectory of Research and Graduate Studies of the State University of Maranhão — UEMA. Realizing the importance of internships in the training process, the need arose to investigate how the elements that make up supervised internships influence the construction of the teaching identity of the future pedagogue, since the school environment is a vast field of knowledge that provides interns with new experiences of the reality of the teaching profession, reflection on their pedagogical practices and provides new knowledge and skills in the activities developed during internships. Therefore, we seek, through the analysis and reflections of the narratives of the participants who recently graduated from the Pedagogy course at CESC/UEMA, to respond to the main purpose of this investigation that has the following general objective: To investigate the knowledge and skills constructed in the formation of the pedagogue's identity during the supervised internship. To theoretically support this research, we used theorists who deal with the topic investigated, among them: Pimenta (1999/2012); Maciel (2012); Tardif (2014); Pimenta and Lima (2017); Nascimento (2017/2018); Silva (2018); among other authors who contributed to address the issue of supervised internship and its importance for the formation and construction of teacher identity. This research is of a qualitative nature with an emphasis on the narratives of the participants involved with the problem. The results reveal the relevance that supervised internships have on the educational process of the pedagogue. It was found in the analyses that the essential elements that make up the internships develop new knowledge and actions that influence the decision-making about being or not being an educator, including the challenges and difficulties experienced during the supervised internships. The results achieved so far are satisfactory, but they do not conclude the investigations on the topic we propose to investigate. On the contrary, they motivate us to research and construct new studies on the formative process and identity construction of the pedagogue, based on initial training and supervised internships |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Identidade profissional Saberes e fazeres Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA/PIBIC/UEMA/FAPEMA Importância dos estágios para a construção da identidade e formação docente Supervised Internship Professional identity Knowledge and skills Institutional Program of Scientific Initiation Grants of UEMA/PIBIC/UEMA/FAPEMA Importance of internships for the construction of identity and teacher training |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MAURÍCIO ROCHA SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 330.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.